DestaquesGeraliPhone

Apple apresenta novos iPhones 6 e 6 Plus

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Depois de tantos rumores, a Apple finalmente apresentou a nova geração do iPhone, totalmente de acordo com o que os rumores disseram. O iPhone 6 sofreu uma mudança radical — tanto visualmente quanto internamente – considerada a maior desde o primeiro iPhone. Agora, o aparelho também está disponível em duas versões: 6 e 6 Plus.

iPhone 6

A primeira coisa que se nota nos iPhones é a mudança no tamanho. O iPhone 6 tem uma tela de 4.7 polegadas com resolução 1334 x 750, já o iPhone 6 Plus conta com uma tela bem maior de 5.5 polegadas e resolução Full HD (1080p). A Apple chamou a nova tela de Retina HD. Segundo a Apple, além da nova tela permitir que usuário visualize mais conteúdo, a Retina HD também tem cores muito mais vivas e reais, assim como pretos mais profundos.

O visual do iPhone 6 ganhou uma nova forma com o corpo mais arredondado e com as laterais da tela curvas. Os botões de volume foram alterados, ficando bem similares aos do iPod touch e do iPad, enquanto o botão liga/desliga saiu da parte superior do aparelho e agora se encontra na lateral direita. O iPhone 6 tem incríveis 6,9 milímetros de espessura, enquanto o iPhone 6 Plus tem 7,1 milímetros – ambos mais finos do que o iPhone 5s. Apesar disso, os novos aparelhos são um pouco mais pesados do que o seu antecessor, sendo o modelo de 4.7″ 17 gramas mais pesado e o 5.5″ 60 gramas.

Sobre os aplicativos, a Apple garantiu que os atuais disponíveis na App Store irão rodar normalmente nas novas telas, se adaptando ao tamanho delas. Caso o desenvolvedor queira, será possível criar versões específicas dos aplicativos para aproveitar melhor o espaço, assim como no iPad. No caso do iPhone 6 Plus, os aplicativos em modo paisagem mostram mais conteúdo, até mesmo a tela inicial agora muda de orientação.

iPhone 6 Plus home

A parte traseira do iPhone 6 perdeu as partes de vidro que a Apple introduziu no iPhone 5 e deu lugar a novas faixas de plástico para melhorar a recepção do sinal de celular e Wi-Fi, assim como nos aparelhos que vazaram antes do lançamento.

iPhone 6 2

Por dentro, os novos iPhones contam com o novo chip A8, a segunda geração do processador 64-bits da Apple. O processador tem 2 bilhões de transistores e apenas 20 nanômetros, garantindo um desempenho de CPU até 25% melhor comparado ao iPhone 5s. Os avanços gráficos também foram grandes no novo chip A8, tendo 50% melhor desempenho comparado ao anterior.

A Apple otimizou o processador para economizar o máximo de energia possível, evitando por exemplo aquecimentos desnecessários, garantindo assim uma maior duração de bateria. No iPhone 6, a bateria ganhou cerca de 1 hora a mais de duração para navegação na internet Wi-Fi, se mantendo praticamente igual a bateria do 5s nos outros quesitos. Já o iPhone 6 Plus conta com uma bateria muito superior, garantindo 12 horas de navegação na rede 3G/4G, 80 horas de áudio e até 16 dias de standby!

Ainda falando sobre o processador, junto com o chip A8 a Apple introduziu também a segunda geração do microprocessador de movimentos M8, que agora está mais preciso e conta com um barômetro — sensor capaz de medir a pressão atmosférica. O novo coprocessador M8 consegue até identificar quantos degraus você subiu em uma escada, por exemplo.

As conexões de rede também foram aprimoradas no iPhone 6, que agora tem LTE mais rápido — alcançando velocidades de até 150Mbps — e Wi-Fi 802.11ac, que é até 3 vezes mais rápido do que o Wi-Fi comum. Os novos aparelhos também tem suporte à ligações pela rede Wi-Fi (VoLTE) para as operadoras que já disponibilizam o recurso.

A câmera dos novos iPhones também recebeu grandes mudanças. Apesar de manter os mesmos 8 megapixels de resolução, a câmera agora conta com abertura de foco ƒ/2.2, controles aprimorados de iluminação, auto estabilização e melhorias para fotos em ambientes com baixa luminosidade. O iPhone 6 Plus ainda conta com um sensor óptico de estabilização, evitando fotos “tremidas”. Agora também é possível capturar fotos panorâmicas de até 43 megapixels.

iPhone 6 Plus camera

As gravações de vídeo no iPhone 6 também vão ficar melhores. A nova câmera grava vídeos em resolução Full HD (1080p) com 60fps (frames por segund0), enquanto os vídeos em câmera lenta passaram de 120fps para 240fps, deixando o efeito bem mais interessante e natural. As filmagens no iPhone 6 também possuem auto-foco contínuo e estabilização aprimorada. O recurso de Time-Lapse apresentado no iOS 8 funciona perfeitamente com os novos iPhones.

A câmera frontal também recebeu melhorias significativas, capturando 81% mais de iluminação, além de ter foco aprimorado, detecção de rostos melhorada, modo contínuo de fotos e HDR.

Junto com o iPhone 6, a Apple introduziu o Apple Pay — seu próprio sistema de pagamentos. Graças ao novo sensor NFC presente nos iPhones foi possível criar uma carteira virtual simples de ser utilizada e fortemente segura. Basta que o usuário registre seus dados do cartão de crédito no Passbook para poder fazer compras nas lojas utilizando apenas o iPhone com o Touch ID.

iPhone 6 ApplePay

Para proteger os dados do usuário, a Apple criou um novo chip de segurança onde as informações de cartões e bancos são salvas, sem que qualquer aplicativo possa acessá-las diretamente. Caso o iPhone seja roubado, será possível apagar remotamente todos os dados do Passbook.

Confira o vídeo oficial de apresentação do iPhone 6:

Os novos iPhones estarão disponíveis nas lojas dos Estados Unidos, Europa e alguns países da Ásia a partir do dia 19 de setembro, tendo a pré-venda iniciada já na sexta-feira (dia 12). Curiosamente, a Apple removeu o modelo de 32GB e adicionou um novo de 128GB. Confira a tabela de preços (em dólar).

  • iPhone 6 16GB: $649 ($199 no contrato de 2 anos)
  • iPhone 6 64GB: $749 ($299 no contrato de 2 anos)
  • iPhone 6 128GB: $849 ($399 no contrato de 2 anos)
  • iPhone 6 Plus 16GB: $749 ($299 no contrato de 2 anos)
  • iPhone 6 Plus 64GB: $849 ($399 no contrato de 2 anos)
  • iPhone 6 Plus 128GB: $949 ($499 no contrato de 2 anos)

Segundo a Apple, o iPhone 6 estará disponível em vários países até o final do ano. Ainda não há previsão de chegadas ou tabela de preços para o Brasil.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.