Apple apresenta uma nova forma de criar vídeos divertidos no iOS com o “Clips”

As novidades hoje não ficaram apenas por conta de atualizações nos aparelhos. A Apple anunciou também seu mais novo aplicativo para iOS: o Clips. Por ele, será possível criar e compartilhar vídeos divertidos, utilizando imagens, textos, efeitos, Emojis e muito mais.

O funcionamento do aplicativo lembra bastante o Snapchat, já que o usuário precisa ficar segurando um botão na tela gravar os vídeos. Apesar disso, também é possível adicionar e editar fotos e vídeos já gravados que estejam salvos na memória do iPhone ou iPad para criar os tais clipes, além dele permitir a escolha da trilha sonora.

Um dos destaques do Clips que a Apple menciona é o recurso “Live Titles“, para criar legendas animadas de uma maneira muito simples: falando com o aplicativo. O Clips entende tudo o que a pessoa fala durante a gravação do vídeo utilizando o recurso Ditado e, automaticamente, gera as legendas com vários efeitos diferentes.

O aplicativo possui vários filtros que são aplicados em tempo real na gravação dos vídeos, como por exemplo um em estilo “quadrinhos”. Há também balões de fala, formas e várias outras animações para serem adicionadas na edição. De acordo com Susan Prescott, vice-presidente de marketing dos aplicativos da Apple, o Clips traz uma nova forma de expressão para os usuários do iOS.

É incrivelmente fácil usar o Clips. Os efeitos, filtros e as Live Titles surpreendentes que nós criamos para o Clips permitem que qualquer pessoa crie vídeos bonitos e os compartilhe em suas redes sociais rapidamente com apenas alguns toques” disse Susan em nota à imprensa.

Chega a ser curioso ver este aplicativo em meio aos rumores de que a Apple estaria planejando lançar seu próprio Snapchat ainda neste ano. Quem sabe, no iOS 11, o Clips terá seu próprio “Modo História” — que já virou moda em todos os aplicativos por aí. Mas são apenas especulações, vale reforçar.

Atualização:

Como prometido pela Apple, o Clips foi lançado hoje na App Store. O aplicativo é gratuito e requer um iPhone, iPod touch ou iPad com o iOS 10.3 ou versão mais recente do sistema — não sendo compatível porém com o iPhone 5/5c e iPad de quarta geração.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes