DestaquesGeralMacRumores

Apple deve anunciar novo monitor com tela 5K e processador gráfico integrado na WWDC

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Muitos talvez não saibam, mas a Apple tem sua própria linha de monitores profissionais para os Macs desde 1999 — com o lançamento do PowerMac G4 e o primeiro Apple Cinema Display. Anos depois, em 2011, a empresa anunciou a nova geração do Display com conexão Thunderbolt e tela de 27 polegadas, similar ao modelo maior do iMac, que nunca mais foi atualizada desde então. Porém, de acordo com o 9to5Mac, a Apple está trabalhando em uma nova versão completamente redesenhada de seu monitor para anunciar já na WWDC 2016.

Apple Thunderbolt Display

Recentemente, diversos usuários começaram a relatar que não haviam mais estoques do Apple Thunderbolt Display nas lojas, indicando que uma nova geração estaria próxima. Fontes do site americano ligadas à Apple afirmaram que um novo monitor será apresentado em breve, com grandes novidades. Para começar, o painel tradicional deve ser substituído por uma tela Retina com resolução 5K, similar ao que é utilizado no iMac com tela Retina. Por conta disso, inclusive, a Apple pode acabar renomeando o monitor e remover a menção ao “Thunderbolt”.

Como se a resolução maior não fosse o suficiente, o novo monitor também deve ganhar algo bem diferente dos outros modelos: um processador gráfico integrado. A ideia parece louca, porém, de acordo com as fontes, será possível aumentar o desempenho dos Macs apenas conectando o monitor com a GPU, o que deve contribuir inclusive para que toda a linha de Macs suporte a resolução de 5K sem travamentos — algo que não é possível com os processadores gráficos que equipam a maioria dos Macs de entrada. Além disso, seria uma nova maneira da Apple conseguir fazer Macs ainda mais finos e oferecer mais desempenho “à parte”.

Uma tecnologia que está sendo implementada na nova versão do OS X — ou macOS — realizará a troca entre o processador gráfico do Mac e do monitor automaticamente e sem interrupções para o usuário. O próprio sistema deve optar, com base na tarefa que o usuário está executando, se utilizará o processador gráfico integrado do computador ou trocará para o do monitor. Porém, ainda não será possível utilizar as duas GPUs simultaneamente.

O monitor com tela Retina utilizará a nova conexão Thunderbolt 3, com o mesmo formato do USB-C, para ser capaz de funcionar em resolução 5K. Isso significa que apenas os novos Macs, como o novo MacBook Pro redesenhado, devem conseguir aproveitar totalmente o monitor. Em Macs antigos, o monitor deve exibir imagens na mesma resolução do modelo atual, ou seja, 2560 x 1440. Apesar da falta de informações sobre o visual do monitor, é bem provável que ele seja similar aos iMacs mais recentes.

Apesar de estar quase certo que a Apple irá anunciar este novo monitor 5K no evento inicial da WWDC 2016, no dia 13 de junho, há chances da apresentação ser apenas uma prévia e o monitor começar a ser vendido apenas no final do ano — algo que pode acontecer inclusive com o novo MacBook Pro.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.