Apple faz o inesperado e confirma que está trabalhando em novos Macs específicos para profissionais

É bem comum sim diversas informações sobre os futuros produtos da Apple vazarem na internet, mas nunca houve algo oficial partindo da própria empresa — ao menos até agora. Ontem, alguns executivos se reuniram com jornalistas internacionais, como do TechCrunch, e finalmente confirmaram algo que era uma incógnita entre todos: vem aí novos Macs feitos especificamente para os usuários profissionais — e até mesmo um novo monitor próprio da Apple.

Isso provavelmente aconteceu depois que várias pessoas começaram a questionar na internet quando o Mac Pro receberia alguma outra atualização, já que os modelos vendidos atualmente foram lançados em 2013. Nós até fizemos aqui um artigo destacando o descaso da Apple com os Macs nos últimos anos, citando até mesmo uma fala de Tim Cook pedindo para os consumidores “não se preocuparem com o futuro dos Macs”.

Na reunião, estavam Phil Schiller — vice-presidente de marketing da Apple, Craig Federighi — vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple e John Ternus, o vice-presidente de engenharia de hardware da Apple. A conversa começou com Schiller afirmando que as vendas dos Macs seguem bem, atualmente com cerca de 100 milhões de usuários na plataforma. O chefe de marketing reforçou ainda que as vendas de computadores da empresa hoje estão dividas entre 80% notebooks e 20% desktops.

Ele disse também que, pensando nos consumidores que estão indecisos sobre continuarem no Mac, os executivos decidiram ser mais transparentes sobre o futuro dos computadores — e por isso convocou a reunião. Durante a reunião, Schiller disse que a Apple esteve conversando com vários de seus usuários profissionais para entenderem suas necessidades, e a maior reclamação fica realmente por conta do hardware abandonado.

Phil Schiller e Craig Federighi, executivos da Apple, na reunião com jornalistas. Foto: TechCrunch

Mac Pro e Monitores da Apple

Como mencionamos antes, o Mac Pro atual foi apresentado em 2013 pelo próprio Phil Schiller e, desde então, nunca mais recebeu qualquer atualização mínima em seus componentes. E, em uma ação bem incomum para a Apple, Schiller confirmou que estão trabalhando em um novo Mac Pro, além de fornecer alguns detalhes.

“Estamos trabalhando nisso [em um novo Mac Pro]. Temos uma equipe trabalhando duro nisso agora mesmo, e nós estamos projetando ele para que seja possível atualizá-lo com mais frequência. Estamos empenhados em criar o computador mais avançado e de maior desempenho, criado para atender nossos consumidores profissionais.

Como parte de criar um novo Mac Pro, estaremos desenvolvendo também um novo monitor profissional. Apesar disso, você não verá estes produtos ainda neste ano. Ainda estamos caminhando para isso. Acreditamos ser importante criar algo grande para nossos consumidores profissionais, que querem um Mac Pro com sistema modular, e isso deve levar um certo tempo para ser concluído.”

Exatamente, não só confirmaram uma nova geração do Mac Pro totalmente redesenhada, como também uma nova linha de monitores focada em usuários profissionais — após a Apple ter descontinuado seu Thunderbolt Cinema Display. Questionados sobre uma tela sensível ao toque para competir com o Surface Studio, da Microsoft, os executivos responderam com um breve “não”.

Enquanto o novo Mac Pro não chega, a Apple irá atualizar ainda nesta semana as especificações dos modelos atuais — fazendo com o que o modelo pronto mais caro, com um processador Intel Xeon E5 de 6 núcleos, 16GB de memória RAM e duas GPUs AMD FirePro D500 com 3GB de VRAM GDDR5 cada, seja agora o modelo de entrada — vendido por 2.999 dólares lá fora.

“Sabemos que há uma série de clientes que continuam comprando o Mac Pro. Para ser claro, o nosso Mac Pro atual atendeu às necessidades de alguns de nossos clientes, e sabemos claramente que não todos eles. Nada disso é preto e branco, é uma grande variedade de clientes. Para alguns, é o tipo de sistema que eles queriam. Para outros, não foi.” diz Phil Schiller.

“Enquanto isso, vamos atualizar as configurações para torná-lo mais rápido e melhor para condizer com o preço. Este não é um novo modelo, não é um novo design. Vamos apenas atualizar as especificações. Estaremos fazendo isso nesta semana ainda.” concluiu.

iMac

Apesar do assunto destaque da reunião ter sido o Mac Pro, os executivos também aproveitaram para falar de outra linha de Macs — o iMac. Sem muitos detalhes, Craig Federighi reforçou que o iMac atende uma parcela considerável de usuários profissionais, e afirmou que novos modelos com configurações mais atraentes para estes consumidores serão lançados ainda neste ano.

Mac mini

Ninguém mencionou diretamente que há qualquer novidade prevista para o Mac mini, porém o irmão menor dos Macs foi citado algumas vezes pelos executivos, inclusive com o Schiller mencionando que não vão desistir da linha agora.

“O Mac mini é um produto importante em nossa linha, e não vamos desistir dele porque traz uma mistura de usuários comuns que eventualmente fazem alguma tarefa profissional. O Mac mini continuará em nossa linha, mas não temos nada mais para falar sobre ele hoje.”

Pode ser que uma atualização discreta do computador apareça ainda neste ano, apenas para manter as especificações em dia. A versão mais recente do Mac mini foi lançada em outubro de 2014.

Quando tudo isso deve sair do papel

Assim como os executivos mencionaram, a nova geração do Mac Pro totalmente redesenhada e o monitor da Apple só devem aparecer em 2018 — e provavelmente não antes de junho. Já os novos iMacs podem aparecer ainda na WWDC 2017, em junho deste ano, porém o mais provável é que isso aconteça apenas em outubro.

Ao menos, com essa confusão, a Apple admitiu que errou com o Mac e seus consumidores. Veremos o que vai acontecer daqui em diante.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes