Apple libera iOS 10.3.2 para desenvolvedores e sinaliza fim de atualizações para o iPhone 5 e iPad 4

Exatamente um dia após ter lançado o iOS 10.3 para todos os usuários, a Apple liberou hoje de surpresa a primeira versão de testes do iOS 10.3.2 para desenvolvedores — sim, pulando o número 10.3.1 por algum motivo desconhecido. A atualização não trouxe nada de novo, porém gerou uma certa controvérsia em relação aos dispositivos antigos — como o iPhone 5 e o iPad 4.

Nas notas oficiais da atualização, disponíveis apenas no Portal dos Desenvolvedores da Apple, a empresa menciona apenas que o iOS 10.3.2 corrige um problema específico com o SiriKit — recurso que gerencia a interação de aplicativos de terceiros com a assistente virtual Siri. A versão passaria completamente despercebida se não fosse outra “novidade” descoberta nesta mesma tarde: o fim de alguns aparelhos antigos.

Sem qualquer explicação até agora, o iOS 10.3.2 foi disponibilizado apenas para os iPhones e iPads com processadores de arquitetura 64-bits. Isso significa que o iPhone 5, iPhone 5c e o iPad de quarta geração não receberam, ao menos por enquanto, esta atualização do sistema — o que é estranho, considerando que ontem mesmo todos estes aparelhos foram atualizados para o iOS 10.3.

O próprio iOS 10.3, inclusive, agora exibe uma mensagem alertando sobre o fim do suporte aos aplicativos que não foram atualizados para a arquitetura de 64-bits, mencionando que estes não vão funcionar em futuras versões do iOS — deixando a entender que o fim dos aplicativos 32-bits e dos próprios aparelhos antigos aconteceria apenas no iOS 11.

Obviamente, como nada foi oficialmente confirmado pela Apple e isso se trata apenas de uma versão interna do sistema apenas para desenvolvedores, pode ter acontecido algum outro problema que fez com que a empresa não lançasse a atualização agora para estes aparelhos antigos. Ainda sim, o caso é bem estranho e pode de fato representar o fim das atualizações para o iPhone 5 e iPad 4.

Se você é desenvolvedor e possui um iPhone, iPod touch ou iPad compatível e configurado para receber as versões beta do sistema, já pode transferir e instalar o iOS 10.3.2 por meio do menu “Atualização de Software” no aplicativo Ajustes do sistema. Quem preferir, também pode baixar o pacote completo de atualização no Portal dos Desenvolvedores da Apple para realizar o processo via iTunes.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes
  • António Grácio

    Após actualização do ios 10.3.1 no meu 5S deixei de receber notificações no ecrã bloqueado (email, facebook messenger, instagram, etc…)! Mais alguém tem o mesmo problema?