AppsGeraliOS

Apple não permite mais que usuários de versões de testes do iOS enviem opiniões de aplicativos na App Store

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Inesperadamente, a Apple atendeu depois de anos um dos maiores pedidos dos desenvolvedores, e a partir de agora não permite mais que qualquer usuário de uma versão de teste (beta) do iOS possa classificar ou opinar sobre um aplicativo na App Store.

Review App iOS 9 beta

Desde quando a App Store foi inaugurada, em 2008, a Apple permite que os usuários classifiquem os aplicativos disponíveis por meio de estrelas e comentários, tendo como único requisito já ter transferido aquele aplicativo antes. Certamente, as opiniões dos usuários são muito importantes para que outras pessoas tomem a decisão de baixar ou não um aplicativo na loja, porém algumas pessoas perdem a noção do bom senso e acabam escrevendo coisas sem sentido que prejudicam o aplicativo.

Até antes do iOS 9, todas as versões de testes do iOS eram exclusivas para desenvolvedores, porém qualquer usuário conseguia instalar a atualização em seu dispositivo por meio de alguns métodos alternativos. Longe de discutir sobre isso ser ou não legal, muitas dessas pessoas que burlam a instalação de uma versão de testes do sistema não tem o conhecimento de um desenvolvedor e sequer propósitos para utilizar um iOS beta.

A Apple já explica que uma nova versão do iOS contém diversas mudanças internas, sendo que muitas podem interferir diretamente no funcionamento dos aplicativos. A versão de testes do iOS existe para que os desenvolvedores possam adaptar seus aplicativos para a atualização até que seja liberada a versão final e todos os usuários tenham a tranquilidade de atualizar o sistema sem se preocupar com incompatibilidades. O que algumas pessoas não entendem, porém, é que os desenvolvedores não tem a obrigação de atualizarem seus aplicativos antes do lançamento final da nova versão do iOS.

Muitos ficam revoltados e constantemente reclamam na internet que seus aplicativos não estão funcionando em uma versão de testes do iOS — como se estivessem no direito disso — e querem uma solução rápida. O problema é quando o usuário resolve ir até a App Store e negativar um aplicativo porque este não é compatível com a versão interna do iOS com propósitos exclusivos de testes. Comentários e classificações negativas na loja não só diminuem a posição do aplicativo no ranking, mas também faz com que outras pessoas que sequer entendem do assunto pensem que o aplicativo apresenta erros constantes.

Para evitar mais problemas, ainda mais agora que o iOS 9 possui uma versão pública de testes, a Apple finalmente decidiu que os usuários de versões internas do sistema não poderão mais opinar sobre aplicativos na App Store. Bastava navegar entre as opiniões dos principais aplicativos da loja para encontrar diversos comentários negativos sobre mau funcionamento em uma versão de testes do iOS.

A Apple fez bem em tomar essa atitude, evitando que desenvolvedores sejam afetados por usuários desavisados, que instalam versões de testes do iOS sem ter qualquer conhecimento. E, para estes usuários, que fique claro novamente: nenhum desenvolvedor é obrigado a tornar um aplicativo compatível com uma versão interna de testes do iOS. O usuário só tem o direito de reclamar a partir do momento em que há uma versão final e o aplicativo ainda não apresenta suporte para ela.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.