Apple pretende lançar seu próprio Snapchat em 2017

É impossível negar que o Snapchat atualmente é um dos aplicativos mais populares entre os usuários de smartphones, tão popular que até mesmo o Instagram já correu para lançar um recurso similar. Agora, de acordo com uma matéria da Bloomberg, a Apple pode se tornar a próxima concorrente do Snapchat, isso porque a empresa estaria trabalhando em sua própria rede social de fotos e vídeos para lançar em 2017.

Snapchat no iPhone

De acordo com fontes ligadas à Apple, o aplicativo permitirá que o usuário grave e compartilhe rapidamente vídeos curtos e divertidos, sendo possível fazer também anotações e desenhos  — exatamente como no Snapchat. A ideia é que todo o processo de gravar, editar e compartilhar o vídeo aconteça em menos de 1 minuto e, para isso, o aplicativo terá uma interface simples e intuitiva. Em um dos protótipos apresentados internamente, os vídeos eram apresentados em formato quadrado, similar ao que é utilizado por padrão pelo Instagram.

Por enquanto, a Apple pretende lançar sua nova rede social como um aplicativo separado na App Store — e quem sabe até mesmo para Android. Porém, a empresa pode acabar optando por integrar o serviço em uma futura atualização do iOS, talvez até mesmo no iMessage. O aplicativo está sendo desenvolvido pela mesma equipe responsável pelo Final Cut Pro e iMovie, ambos editores de vídeos da Apple.

Apesar de ter falhado várias vezes no passado quando o assunto é redes sociais, principalmente com o falecido Ping, a Apple acertou com o FaceTime e o iMessage. Os dois serviços, presentes apenas nos dispositivos da empresa, fazem muito sucesso — principalmente lá fora — e são até motivo para algumas pessoas migrarem do Android para o iPhone. É impossível saber se o “Snapchat da Apple” vai fazer sucesso ou não, porém concorrência é sempre bem-vinda e deve beneficiar principalmente os usuários com mais alternativas.

Além do novo aplicativo, a Bloomberg afirma que há uma equipe trabalhando para tornar o iOS em um sistema muito mais conectado com as redes sociais, envolvendo principalmente as sugestões proativas da Siri. Vale lembrar, porém, que tudo se trata de rumores e os planos da empresa podem mudar a qualquer momento.  Em junho deste ano, a Apple apresentou na WWDC 2016 para os desenvolvedores o iOS 10, atualização que trará diversas novidades para o iMessage, incluindo efeitos na tela e nos balões de mensagem, stickers, Emojis animados, desenhos e muito mais.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes