Apple solicita e consegue autorização para testar carro autônomo na Califórnia

Rumores sobre a Apple criar seu próprio carro são bem antigos e, até hoje, sem informações muito concretas. Apesar disso, cada novo boato que surge na internet deixa a ideia de que o projeto está realmente avançando. Hoje, para corroborar ainda mais o assunto, o Departamento de Veículos Motorizados (DMV) do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmou que a Apple agora tem autorização para testar carros autônomos por lá.

Jony Ive, Marc Newson e Bono em um carro vermelho. Foto: Core77

A lista, com mais de 20 nomes reconhecidos no mundo automobilístico que estão trabalhando com veículos autônomos, agora conta também com a “Apple Inc”. Isso confirma que a empresa segue trabalhando internamente em seu carro, mesmo sem confirmar nada ao público, e pode ser que muito em breve algum protótipo funcional comece a circular nas ruas da Califórnia.

Rumores anteriores já mencionaram que a Apple possui uma equipe com cerca de mil pessoas trabalhando no “Projeto Titan”, codinome do tal carro. A empresa até mesmo recontratou o antigo engenheiro Bob Mansfield, responsável pela criação do iPad e dos processadores “A” da Apple, para trabalhar diretamente com o CEO Tim Cook em “projetos especiais” — que possivelmente se trata do carro, de acordo com a Bloomberg.

Muitos acreditam, inclusive, que os avanços no sistema CarPlay da Apple — hoje integrado em várias centrais multimídia de diferentes carros — estão sendo pensados já no próprio veículo da empresa, que contará com softwares avançados de controle. Baseado nas informações disponíveis até o momento, espera-se que o “Apple Car” seja oficialmente lançado em 2020, então já estaria mesmo na hora da Apple ter um carro funcional para testar — e, quem sabe, ser flagrado pelas câmeras nos próximos meses.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes