GeralMac

Deixar a iTunes Store aberta em seu MacBook pode acabar com a bateria rapidamente

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A bateria dos MacBooks costuma ter um ótimo tempo de duração para um uso básico, porém alguns aplicativos específicos podem fazer com que a carga se esgote rapidamente. Os usuários do OS X já devem saber que o iTunes é cheio de problemas, porém a novidade da vez é relacionada especificamente com a iTunes Store.

iTunes 12.2 Apple Music

Kirk McElhearn descobriu que, ao deixar uma página da iTunes Store ou da App Store aberta no iTunes do OS X, o uso da CPU pelo aplicativo aumenta consideravelmente. Consequentemente, se você está em um MacBook, o consumo de energia também aumentará proporcionalmente, fazendo com que a bateria dure menos.

Consumo de CPU do iTunes.

Consumo de CPU do iTunes.

store-cpu1

Consumo de CPU do iTunes com a iTunes Store aberta.

Note que o programa aberto normalmente consome pouquíssima CPU, cerca de 2,7% neste caso. Ao abrir a iTunes Store, o uso sobe para 46,9%. Conseguimos repetir um aumento similar em nossos testes.

iTunes CPU

Note que, com a iTunes Store aberta, o uso da CPU pelo iTunes é de 76,3%, enquanto com apenas uma música tocando na tela principal do programa o uso é de apenas 13,8%. Analisando o impacto energético do iTunes pelo Monitor de Atividades do OS X, o resultado com a iTunes Store aberta é de 80%. Vale lembrar que também é válido para as páginas da App Store.

Então, fica a dica: enquanto a Apple não corrigir o problema, evite deixar a iTunes Store ou a App Store aberta em segundo plano em seu MacBook.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.