iPhoneRumores

‘Energeous’ dá mais pistas sobre próximo iPhone ser lançado com carregamento sem fio à distância

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Logo no início de 2016, a Bloomberg descobriu que a Apple está desenvolvendo uma nova tecnologia para carregar os dispositivos sem fio e à distância. Meses depois, alguns documentos revelaram que a empresa está trabalhando com a Energeous — especializada no ramo — para adotar a tecnologia em seus produtos. Hoje, em uma conversa com o The Verge, o próprio CEO da Energeous deu novas pistas sobre a colaboração com a Apple na criação de uma nova forma de carregamento sem fio.

De acordo com Steve Rizzone, a Energeous pretendia lançar sua tecnologia de carregamento sem fio à distância no final de 2015, porém todos os planos mudaram quando realizaram uma importante parceria com “uma das maiores empresas de eletrônicos do mundo”, nas palavras do executivo. O CEO comentou que, desde então, trabalhou com esta empresa para “miniaturizar” a tecnologia, tornando possível o uso em dispositivos portáteis produzidos em grande escala.

Em compensação pela colaboração, a tal empresa exigiu que ganhasse exclusividade durante certo período para utilizar o carregamento sem fio à distância da Energeous em seus celulares, tablets, aparelhos vestíveis e até mesmo em notebooks. Rizzone, obviamente, não quis citar nomes, porém garantiu que “você certamente anda com os produtos desta empresa, usa eles em seu escritório ou em casa”. Por fim, ele também comentou que o primeiro produto com a tecnologia da Energeous em parceria com a empresa citada será lançado no final de 2017.

Todas essas declarações corroboram ainda mais os rumores sobre a próxima geração do iPhone, que certamente será anunciada em setembro deste ano, contar com carregamento sem fio à distância. Pouco se sabe até agora sobre como exatamente o recurso irá funcionar, porém, em demonstrações anteriores, a Energeous foi capaz de criar modelos que recebiam energia com até quase 5 metros de distância do transmissor.

Em novembro do ano passado, a Nikkei recebeu informações sobre a Foxconn — uma das fábricas da Apple — já estar produzindo os módulos de carregamento sem fio para serem testados e implementados nos novos iPhones. Tudo leva a crer que realmente a empresa está empenhada em tornar tudo “verdadeiramente sem fio”, assim como disse ao apresentar os novos fones AirPods com o iPhone 7.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.