Fototeca do iCloud ou Compartilhamento de Fotos? Saiba qual a melhor maneira de salvar suas fotos do iPhone e iPad na nuvem

O iCloud facilitou muito para que os usuários de iPhone, iPod touch e iPad pudessem salvar suas fotos na nuvem e sincronizá-las entre todos seus dispositivos. Apesar disso, muitos ainda se confundem sobre como funciona o serviço. Atualmente, a Apple fornece duas opções para salvar as fotos na nuvem: Fototeca do iCloud e Compartilhamento de Fotos. Explicaremos aqui como cada uma das opções funcionam e qual é a mais recomendada.

iCloud Photo Share

Compartilhamento de Fotos:

O Compartilhamento de Fotos foi a primeira opção de sincronização de fotos no iCloud apresentada pela Apple em 2011, com o iOS 5. Como o nome sugere, esta opção não salva todas as fotos no iCloud, mas sim, apenas sincroniza com todos os dispositivos do usuário.

Com o Compartilhamento de Fotos ativado, todas as fotos e vídeos capturados por um iPhone, iPod touch ou iPad são sincronizados com os demais dispositivos registrados na mesma conta do iCloud. Ao invés do limite ser baseado em capacidade de armazenamento, o Compartilhamento guarda as fotos no servidor por apenas 30 dias ou até completarem 1000 fotos. Assim que um dos limites forem atingidos, as fotos vão sendo apagadas do iCloud, ficando disponíveis apenas localmente nos dispositivos em que foram transferidas.

As fotos e vídeos sincronizados pelo Compartilhamento de Fotos aparecerão no aplicativo Fotos do iOS e OS X no menu Compartilhado como “Meu Compartilhamento”, separados do Rolo da Câmera. Ou seja, as fotos ficam duplicadas no dispositivo original em que a mídia foi capturada, o que consome mais armazenamento interno. Uma imagem ou vídeo apagado do Compartilhamento de Fotos não desaparece do Rolo da Câmera, mas sim de todos os outros dispositivos sincronizados. Apagar uma imagem do Rolo da Câmera também não faz com que a mídia seja apagada no Compartilhamento. Ambos são independentes.

iCloud My Photo Share iOS

Para ativar o Compartilhamento de Fotos, vá até o aplicativo Ajustes do iOS, depois abra o menu “Fotos e Câmera”. Lá, ative a opção “Enviar para Meu Compartilhamento“. Vale lembrar também que as fotos sincronizadas pelo Compartilhamento de Fotos tem a qualidade levemente reduzida. Para mais informações sobre o Compartilhamento de Fotos, acesse o artigo oficial da Apple.

Em resumo: se você procura uma solução para armazenar suas fotos definitivamente na nuvem, o Compartilhamento de Fotos não é a melhor solução. Esta opção apenas sincroniza as fotos e vídeos entre os dispositivos e apaga do servidor após um curto período de tempo, não permitindo inclusive acessar as fotos e vídeos sem estar conectado ao iCloud em um dispositivo (ou central do iCloud, no caso do Windows). Por fim, as fotos tem a qualidade reduzida. A vantagem seria apenas a possibilidade de sincronizar um número alto de fotos entre todos os dispositivos, sem depender de armazenamento disponível no iCloud.

Fototeca do iCloud:

A Fototeca do iCloud é um recurso novo, lançado há pouco menos de um ano no iOS 8. Diferente do Compartilhamento de Fotos, a Fototeca do iCloud armazena definitivamente na nuvem todas as fotos e vídeos capturados pelo usuário, sincronizando entre todos os dispositivos e permitindo acessá-las por qualquer computador.

Ao invés de contar com um limite de dias ou número de fotos, a Fototeca do iCloud ocupa diretamente o espaço disponível na conta do usuário. Ou seja, no caso de uma conta gratuita do iCloud, você pode sincronizar quantas fotos quiser, dentro do limite de 5GB. Se o espaço acabar, você é obrigado a comprar mais espaço para continuar sincronizando as fotos e vídeos. Todas as mídias são sincronizadas na qualidade original em que foram capturadas, sem qualquer tipo de compressão e perda de qualidade.

Como o nome já sugere, as bibliotecas de todos os dispositivos do usuário são unificadas em uma só, sendo sincronizadas constantemente pelo iCloud, ao contrário do Compartilhamento de Fotos, que mantém o Rolo da Câmera original em cada dispositivo e um álbum separado para sincronizar entre todos. A mesma biblioteca de fotos do iPhone, estará disponível no iPad e no Mac também, com todas as alterações sincronizadas. Outra vantagem da Fototeca do iCloud é que até mesmo as edições nas fotos — como efeitos e recortes — são sincronizados.

iCloud Web Photos

Mais uma vantagem da Fototeca do iCloud é a possibilidade de acessar todas as fotos e vídeos da biblioteca pelo site do iCloud, sem a necessidade de ter um dispositivo da Apple ou baixar o painel do iCloud em um computador com Windows. Por lá, o usuário pode não só ver as mídias, como também enviar fotos e vídeos, que serão sincronizados entre todos os dispositivos e armazenados no iCloud.

iCloud Photo Library

Para ativar a Fototeca do iCloud, abra o aplicativo Ajustes do iOS e, em seguida, vá até o menu “Fotos e Câmera”. Lá, ative a opção “Fototeca do iCloud“. Depois de ativada, o usuário também pode optar se deseja salvar todas as fotos naquele dispositivo (Transferir e Manter Originais) ou manter apenas as fotos mais recentes no dispositivo, deixando as mais antigas apenas no iCloud (Otimizar no dispositivo). Para quem possui um dispositivo com 8GB ou 16GB de capacidade, a opção Otimizar é recomendada. Mais informações sobre a Fototeca do iCloud podem ser encontradas em um artigo oficial da Apple.

Em resumo: a Fototeca do iCloud é a melhor opção para quem não pensa só em ter as mesmas fotos em todos os dispositivos, mas sim manter uma cópia de toda a biblioteca na nuvem. As fotos e vídeos são enviados para o servidor em sua qualidade original, utilizando o espaço disponível na conta iCloud do usuário. O fato de até mesmo as edições realizadas nas imagens serem sincronizadas e ser possível visualizar e alterar a biblioteca de fotos pelo site do iCloud são pontos muito fortes contra o antigo Compartilhamento de Fotos. O único problema, para aqueles que tiram muitas fotos, é que os 5GB gratuitos do iCloud podem não ser suficientes para armazenar fotos e vídeos em alta qualidade, então pode ser necessário assinar um plano com mais espaço.

A publicação teve como foco o uso das ferramentas do iCloud para sincronização de fotos no iOS, porém os procedimentos são válidos para o Mac e o aplicativo Fotos, como também o Windows e o Painel do iCloud. Vale lembrar que, mesmo com as fotos na nuvem, sempre é recomendado manter uma cópia local de todas as mídias do dispositivo.

Você pode encontrar estas e outras dicas para iOS em nossa categoria especial do site, ou também no menu “Dicas” do nosso aplicativo para iPhone.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão inclusos um iPod shuffle de quarta geração, um iPhone 5, iPhone 6 Plus, um MacBook Pro e uma coleção completa do iPod touch. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes
  • Pingback: Backup do iOS no iTunes ou iCloud? Saiba qual a melhor forma de salvar uma cópia de seus dados | iHelp BR()

  • Pingback: Saiba como e qual a melhor forma de se atualizar o iOS | iHelp BR()

  • Emerson

    CUIDADO COM AO ATIVAR ESSA OPÇAO FOTOTECA:

    Quem tiver fotos antigas no allbum Meu compartilhamento, faça uma cópia antes dessas fotos para o rolo da câmera. Pois após ativar essa opção o album meu compartilhamento é apagado sem nenhum aviso.

    Minha irma teve o Iphone roubado e ficou chateada pela perda das fotos. Porem quando ele foi verificar no Ipad, as fotos estavam todas la no album compartilhado.

    Para ter mais segurança ela comprou o plano de 20 GB do Icloud para manter as fotos na nuvem. Apos a compra foi ativar a opção “Fototeca do icloud” e após a ativação desse recurso ele automaticamente desabilita a opção “Enviar para Meu compartilhamento” e deleta o álbum compartilhado sem nenhum aviso prévio e não faz backup para nuvem como diz no site da Apple (https://support.apple.com/pt-br/HT203511).

    Resumindo, minha irma perdeu todas as fotos antigas que estavam no album “Meu compartilhamento”.

    Desabilitando a opção fototeca e habilitando a opção Enviar para Meu compartilhamento retornaram algumas fotos (somente dos últimos 30 dias) Mas as fotos mais antigas já eram…:(

    Então pessoal, cuidado ao ativar a opção Fototeca.

    • Tabata

      aconteceu comigo, não tem mesmo uma forma de recuperar essas fotos. estou desesperada, perdi fotos do meu irmão que não mora no Brasil

  • Edmilson Morishita Pereira

    [iOS AJUDA]
    olá galera tenho uma dúvida, gostaria de saber se alguém pode me ajudar, sou assinante do icloud e gostaria de saber se tem como eu mandar todas as fotos para o icloud ter acesso as fotos sem que ocupe espaço no meu iphone, e como devo fazer pra configurar caso dê, pois as que eu tinha no icloud estavam ocupando espaço no meu iphone entao quando apaguei do meu iphone, foram apagadas do icloud tbm.

    Desde já agradeço

    • O que você pode fazer é o que está no post: selecionar a opção “Otimizar no iPhone” para ele manter apenas as fotos mais recentes salvas na memória interna do dispositivo, enviando as mais antigas para o iCloud.

      • Cláudio Luiz Almeida

        Olá! Parabéns pelo topico, raro na internet com este tipo de esclarecimento.
        Fiquei com esta dúvida também, sobre o espaço no iphone, alterando a opção para otimizar, ele realmente libera? Como funciona isto? É algo válido? Estou para comprar o 7 e fico na dúvida entre o de 32 ou 128.

        • Olá, Cláudio. Tudo bem? Olha só, quanto mais espaço, melhor, não é mesmo? Se você sabe que gosta de tirar várias fotos ou gravar muitos vídeos, o legal é ter um aparelho com mais capacidade interna. A opção de otimizar espaço do iCloud é mais um socorro mesmo para quem tem pouca memória disponível.

  • FábioSilva Oficial

    Parabéns pelo ótima descrição de como realmente funciona o serviços tanto de um como de outro, de fato a opção Meu Compartilhamento de Fotos na minha percepção se trata de um serviço limitado e defasado tanto quanto confuso e se digo isso é porque até ontem utilizava essa configuração no meu iPhone e algo que estava muito me irritando era o fato das fotos parmaneceram no Rolo da Câmera com isso não tendo total autonomia sob gerenciamento das fotos, sem contar aquela visão de imagens e mais imagens duplicadas, horrível! Pior foi quando comecei a exportar as imagens para o app Fotos no Mac e ativando a opção para apaga-las no dispositivo, — Meu, virou uma zona! Pois umas acabavam ficando “presas” ao Rolo da Câmera e outras na opção do Meu Compartilhameto de Fotos — Uma verdadeira bagunça! A minha sorte que quem estava mantendo as fotos salvas na nuvem era o Mac com isso desativei o opção Meu Compartilhameto de Fotos no iPhone como medida de segurança importei todas as fotos no app Fotos do Mac para um pen drive pois percebi que no que desativei a opção Meu Compartilhameto de Fotos no iPhone essa opção foi desativadas logo as fotos ali contidas sumiram e o Rolo da Câmera havia mudado de nome para “Todas as Fotos” ficando ali somete aquelas que foram compartilhadas quando em Wi-Fi para a opção Meu Compartilhameto de Fotos com isso peguei e deleitei todas as fotos dali, zerando o app Fotos no iPhone, diante isso, ao sincronizar o iPhone a uma rede Wi-Fi todas as fotos desceram da nuvem para o app fotos no iPhone por finalmente ter feito a coisa certa no iPhone uma vez que no Mac essa opção já vinha me agradando bem mais do que o dito Compartilhameto de Fotos. Horrível experiência de uso, não gostei e como disse no início do texto, defasado e sem muito sentido uma vez que aumenta o espaço de armazenamento no dispositivo, gerênciamento limitado (tudo limitado por sinal) fotos que se mantém no Rolo da Câmera um caos! Mas parabéns novamente pelo ótimo texto Filipe. Abraço.

    • Ainda tenho esperanças de que a Apple deixe a Fototeca do iCloud com armazenamento ilimitado de fotos, ao estilo do Google Photos, para descontinuar de uma vez esse Compartilhamento de Fotos. Obrigado por ter curtido! 😀

      • FábioSilva Oficial

        Realmente, algo a ser deixado perfeito o armazenamento de fatos no iCloud, afinal 5GB acaba num determinado momento sendo pouco ainda mais quando usando o iCloud Drive embora para um upgrade para 50 GB custe 0,99 USD. Querendo ou não convenhamos que a Apple se faz mercenaria, poxa eu conto com 50 GB no OneDrive seria interessante também se ao menos a Apple disponibilizasse um volume maior do que 5 GB.

  • SIBELE

    Li o artigo acima e as configurações do meu iPhone estão exatamente iguais, porém se eu apagar alguma foto do rolo de câmera do iPhone, a foto tbm é apagada do icloud.
    O que está errado?

    • Olá, Sibele. Quando você apaga uma foto no iPhone, ela também é apagada de todos os outros dispositivos, incluindo o iCloud, já que a biblioteca é sincronizada entre todos eles. Você não pode optar ainda quais fotos vão ficar no iCloud e quais vão ficar armazenadas, apenas usar a opção “Otimizar no iPhone” para manter apenas as mais recentes armazenadas.

      • SIBELE

        Ola Felipe! Obrigada pela resposta!
        Eu achava que o iCloud funcionava como um backup das fotos.
        Existe alguma outra forma de manter um backup das fotos alem de forma automatica, ou usando até mesmo usando o iCloud?

        • Se você quiser fazer um backup separado, experimente algum aplicativo de arquivos na nuvem como o Dropbox ou até mesmo o Google Photos.

  • Isa Silva

    Filipe, bacana seu esclarecimento. Não gostaria de pagar pra sempre o iCloud. Então, optei por desativar a sincronização da fototeca. Quando faço esse procedimento, surge a mensagem de que as fotos e vídeos serão apagados de todos os meus dispositivos. Isso significa que vai apagar também do meu celular e do meu Mac? Só não queria armazenar nas nuvens, mas queria que fossem mantidas no meu computador. E agora?
    Obrigada!!!

    • Verifique se todas as fotos estão armazenadas no dispositivo antes de desativar a Fototeca do iCloud (Transferir e Manter Originais). Depois, pode desativar o recurso e as fotos continuarão no seu iPhone.

      • Isa Silva

        Muito obrigada pela pronta resposta.
        Entretanto, ainda resta uma duvida: as Fotos não estão no iPhone, mas no Mac (computador). O procedimento é o mesmo?

  • Izabele Restier

    Olá, tenho uma dúvida. Recentemente comprei um iPhone 5s e não me atentei para alguns detalhes. Aí comprei o de 5gb mesmo, só que, na minha cabeça essa nuvem iria funcionar muito simples: eu tiraria quantas fotos quisesse e depois apagava do dispositivo, sendo assim me dando espaço novamente, não é assim que funciona né?! E mais, por que não consigo visualizar as fotos com aspecto normal no dispositivo e no iCloud? Elas ficam embaçadas e demoram pra carregar. Me dê uma sugestão por favor de como irei fazer com minhas fotos, pois tiro muitas fotos mesmo D: Obrigada.

    • Pois é, não é assim que funciona. No iCloud, caso você ative a opção de otimizar o armazenamento interno, o próprio sistema vai decidir quais fotos serão removidas do iPhone e vão ficar disponíveis na nuvem para você baixá-las depois. Sobre as fotos ficarem embaçadas, provavelmente é porque estão apenas no iCloud, mas não é normal demorarem para baixar.

      • Izabele Restier

        Poxa D: eu sou tão noob! Eu instalei o Dropbox, é uma boa opção? Porque, como eu disse antes, tiro muitas fotos. Ainda não fiz backup de nada, e o espaço já está acabando, infelizmente ainda estou confusa com as configurações 🙁 obrigada por responder.

  • Thamillis

    Não tenho mais tanto espaço no meu dispositivo então confirme ia usando ia criando álbuns compartilhados, passando minhas fotos para lá, mas quando acesso o iCloud não tem imagem nenhuma lá, só no meu dispositivo mesmo, como faço pra elas irem pra lá? Depois de um tempo, fui tentar compartilhar algumas fotos de lá para o WhatsApp ou email e nao tem mais a opção compartilhar, somente no rolo da camera, mas como disse, conforme ia diminuindo o espaço ia passando p album compartilhado do icloud, como faço pra poder compartilhar as fotos/videos novamente?