GeraliPhoneOutros assuntos

Google lucrou menos com o Android desde 2008 do que a Apple com o iPhone em apenas um trimestre

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Não é segredo para ninguém que, apesar das vendas do iPhone continuarem em constante crescimento, o Android predomina nos smartphones de todo o mundo. Porém, tamanha quantidade não parece andar junto com o lucro que a Google tem com o seu sistema operacional. De acordo com uma informação revelada por advogados da Oracle em um processo judicial, a Google lucrou menos com o Android desde 2008 — quando o sistema foi lançado — do que a Apple com o iPhone em apenas um trimestre de 2015!

Android and iOS iPhone

No total, o Android já gerou mais de 31 bilhões de Dólares em receita para a Google, restando 22 bilhões de lucro — isso em 8 anos de existência. Parece muito? Pois a Apple, em apenas um trimestre fiscal de 2015, obteve mais de 32 bilhões de Dólares apenas com as vendas do iPhone — desconsiderando o iPod touch e o iPad. Sim, a Apple ganhou em três meses com o iPhone mais do que a Google com o Android em 8 anos.

Atualmente, os dispositivos com Android somam 65% de todos os smartphones do mundo, enquanto o iPhone tem 19% do mercado. É interessante notar que, apesar da quantidade enorme de dispositivos Android que são vendidos — atualmente existem 1.4 bilhões de dispositivos ativos — a Apple ainda lucra muito mais vendendo pouco mais que a metade deste número em iPhones.

Estes números são mantidos em sigilo pela Google, porém foram revelados após uma ação judicial por parte da empresa Oracle, afirmando que o Android estava utilizando uma versão modificada da plataforma Java sem licença. Como a Suprema Corte recusou o apelo da Google, a empresa terá que pagar uma indenização para a Oracle baseado no lucro que obteve com o Android — o que resultou na divulgação dos números mencionados.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.