Mac

Mac OS X faz 10 anos de vida

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Se você não sabe, há 10 anos nascia o Mac OS X e hoje ele faz 10 aninhos, então, parabéns. O sistema responsável pelos tão idolatrados computadores Mac, que faz sucesso na Apple hoje, está ficando velhote hoje, e com 10 anos de vida.

O Mac nem sempre teve essa carinha "bunitchinha" que vemos hoje

O Mac nem sempre teve essa carinha "bunitchinha" que vemos hoje

Caso não saiba, o Mac OS X é a versão que nasceu para suprir o antigo Mac OS Classic (assim que chamo hoje, mas necessariamente a última foi a versão 9), e isto foi a grande novidade do Steve Jobs na sua volta para a Apple, que hoje, nos demonstra a grande marca de que a empresa sabe fazer computadores competentes para ter disputa em qualquer mercado de sistema operacional encontrado neste mundo.

Antigamente, no ano 2001, o Mac OS X foi inaugurado começando a série de felinos da Apple, o Mac OS X Chetaah. Esta foi só a versão 10.0, que veio cheio de falhas, porém, logo depois ela nos trouxe a versão que temos hoje. Veja uma prévia de cada versão:

  • Mac OS X Chetaah (10.0): Foi lançado em março de 2001 e iniciando tudo que falamos de Mac hoje. Havia muitos bugs e era incompleto demais. Não havia a manada de aplicativos que vemos hoje, então, era muito primário o sistema contendo esses problemas. Por sorte não durou muito tempo, mais ou menos durou uns meses, e não seguiu o padrão de atualização da Apple.
  • Mac OS X Puma (10.1): Esta foi a versão que demarcou o início da geração do Mac OS X. A versão consertou todos os bugs e defeitos do Chetaah, e não houve tantas mudanças assim na atualização. Nasceu poucos meses depois da versão 10.0. Esta versão foi lançada em setembro de 2001, perto do lançamento da versão anterior.
  • Mac OS X Jaguar (10.2): Se você usa iChat, deve dar obrigado para esta versão, pois foi com ela que a graça do serviço de mensagem começou. Em agosto de 2002, a versão foi lançada para o público, e tento novidades boas para qualquer um que gostasse do Mac. Felizmente também, houve participação de placas da ATI e Nvidia que deram um grande diferencial.
  • Mac OS X Panther (10.3): Muitas coisas desse Mac fizeram tornar o visual das versões que temos atualmente. Nele, houve uma mudança no visual e teve grandes novidades para qualquer um. Foi adicionado o Finder, Safari, videoconferência no iChat, suporte ao PDF. Aí que começou tudo e foi um esquente para o Tiger. Foi lançado em outubro de 2003.
  • Mac OS X Tiger (10.4): Aaaah! Saudade do primeiro Mac que mexi. Foi aí que a graça acelerou de vez, e se não fosse as novidades dele, nunca diria que Mac era bom. Além das novidades da versão 10.3, teve a adição do Spotlight – quem diria que o ajudante está aí –, Dashboard, QuickTime 7, iTunes 2, Automator, VoiceOver e um monte de outras novidades que vieram por aí, que foram muitas. Isto tudo foi acrescentando em abril de 2005, e que deram muito apoio para o que temos hoje, e que usamos no Leopard.
  • Mac OS X Leopard (10.5): Pronto, a Apple acelerou no Mac de vez. Foi o total repaginador do estilo do Mac, deu adição no design do dock por completo, e teve o Spaces, Time Machine, Boot Camp e muito mais para podemos usufruir dos recursos. Foi o Mac que para mim, durou mais tempo vivo, pois vive desde outubro de 2007 (este combateu direto com o Windows Vista). Teve várias novidades, e péssimas notícias para usuários do PowerPC: Eles ficaram na última versão com o Leopard.
  • Mac OS X Snow Leopard (10.6): Ei ei! Olha quem chegou. Nem preciso falar muito dele para você entender sobre ele, mas ele está vivo até então e está suprindo toda e qualquer necessidade para as pessoas que utilizam ele desde 2009, que é o ano de nascimento dele. A Apple mostrou que pode ter poder no Mac com esta versão, e é a mais perfeita que já mexi na minha vida.
  • Mac OS X Lion (10.7): Calma que esta ainda não foi lançada. A Apple anunciou no ano passado no “Back to the Mac” esta versão junto com o novo MacBook Air que usamos hoje. Teve uma bela remodelada tornando o Mac num iPadão com teclado e trackpad multitoque. Agora ele terá invés da mesa (ou área de trabalho), um estilo puxado para o springboard do iPad, que fora jogado ao Mac. Foi uma mudança fenomenal, mas que alguns não gostaram da remodelada na mesa, que nem eu. Enfim, temos que esperar para ver se é bom, ou se for corajoso, teste ele.

O Mac nunca foi essa beleza toda que temos agora. Já teve várias outras coisas que só foram adicionadas agora e que demoraram uns anos para ser instalado. Enfim, Mac de 10 aninhos, Apple contente com o seu sucesso que está tendo por culpa dele, e agora é ver se o Mac OS X Lion vinga.

Fonte da imagem.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.