Notícias

Números de celular da região Sul agora contam com nono dígito

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Após todas as demais regiões do Brasil já terem adotado, o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — os três estados da região Sul do país — passam a utilizar a partir de hoje o nono dígito nos números de celular. Agora, o nono dígito foi oficialmente implementado em todo o Brasil.

nono-digito-iphone

O nono dígito começou a ser implantado nos telefones celulares em 2012, após uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para aumentar a capacidade máxima de linhas telefônicas registradas. Com isso, os números que antes eram formados por oito dígitos no padrão “1234-5678”, agora vão ter um “9” no início, passando para o padrão “91234-5678″. Vale lembrar que a mudança é automática e o usuário não precisa fazer nada para habilitar o novo número.

Até o dia 15 de novembro de 2016, para os desavisados que ligarem em um número sem utilizar nono dígito, a ligação será completada normalmente. Entre os dias 16 de novembro de 2016 e 13 de fevereiro de 2017, quem efetuar a chamada sem o nono dígito irá ouvir uma mensagem pedindo que refaça a ligação com o novo número. A partir do dia 14 de fevereiro de 2017, quem ligar utilizando o número antigo simplesmente não conseguirá completar a chamada.

Para não precisar atualizar cada um de seus contatos manualmente no iPhone, existem vários aplicativos na App Store que fazem todo o trabalho sozinho, basta buscar por “nono dígito” na loja. Várias operadoras também disponibilizaram aplicativos gratuitos para realizar a mudança nos contatos, como por exemplo a Vivo, TIM, Oi e Sercomtel.

Se você usa seu número com aplicativos de mensagens instantâneas como o Telegram ou o WhatsApp, fique tranquilo! Eles já estão habilitados para identificar a mudança e atualizar seu número para o novo com 9 dígitos automaticamente. Não é necessário fazer qualquer alteração nestes aplicativos.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.