O melhor conceito que já vi para iOS 6 até o momento

Em menos de uma semana da WWDC muitos rumores vão aparecendo, e com isso, alguns anunciam fotos de como vai ser a WWDC deste ano, assim como outros postam fotos de supostas partes do iPhone 5, entre imagens do iOS 6 e conceitos para iOS 6 sobre o que a Apple deveria colocar no sistema, entre um universo de coisas. Nem tudo vai para o iOS 6/iPhone 5, mas sempre tem algo que sobressai, ou até mesmo tem alguma coisa que postam na internet que mesmo que a Apple não adote, todos adoram.

O meu caso de hoje foi me deparar com um vídeo incrível no YouTube feito por Joost van der Ree, ou melhor, um excelente vídeo. Joost criou um conceito de como poderia ser a nova interface do iOS 6 mostrando varias modificações que interessaria demais os usuários da plataforma, e eu que sempre fui indeciso de plataformas — hoje uso um Android como sistema principal — por nenhum sistema me alegrar por completo — até agora só iOS e Windows Phone fizeram quase isso –, me interessei e achei o projeto bem interessante.

O projeto visa muitos pontos importantes, e neles alguns que interessaria muito todo mundo. Muitos reclamam de que o iOS não tem widget, o autor do conceito teve uma ideia genial de como fazer cada app ter o que ele chama de “Flipicon”. Até onde eu entendi, apertando numa área do ícone, que no caso ele deixa o ícone com uma ponta superior dele dobrada para alertar que existe o Flipicon, o aplicativo vai abrir algo parecido com o Quick Look que temos no Finder e vai haver informações sobre os apps. Até mesmo ele cita o Flipboard onde você pode ver as notícias principais como exemplo.

Além disso, ele fala de uma função que a Apple deveria ter feito há muito tempo. Quando recebemos uma notificação no iOS, no ícone dele na homescreen fica um contador de notificações, no caso são as “badges”. Aquilo deveria ser bem aproveitado, até porque, bilhões de ideias podem surgir dali, principalmente com o iOS 5 com sua central de notificações. O autor cria um conceito de que fosse dinâmico, onde a gente pudesse clicar na badge e aparecer as notificações. Isso é até ganho de tempo, onde você não precisa ir até a Notification Center para poder ver o que tem de novo.

Sobre a Notification Center não houve demais mudanças, apenas alterou o efeito que temos ao abri-la. Mas uma coisa que chama realmente a atenção é o Mission Control criado pelo autor. Sempre houve uma história de que o iOS e o Mac OS iriam estar iguais em muitas coisas, e sempre achei que a multitarefa do iOS deveria ser algo mais bem cuidado e feito. No projeto cita-se o fato de haver uma Mission Control para estes fins.

Por fim ele também cita em mudanças para o Safari, mas poucas mudanças. Ele retira aquele azul que sempre teve no Safari Mobile para iPhone e iPod e troca por uma cor mais acinzentada, o que de verdade e fato achei mais bonito e elegante que o azul que temos atualmente. Também dá a ideia de dar dois toques na página para ter tela cheia no Safari.

Achou interessante? Curioso? Que tal conferir o vídeo? 😉

Acho o conceito dele bem interessante, e como disse no começo do texto, nunca me agrado 100% com os sistemas que temos atualmente. Já tenho um Android e um iOS, e ambos falta mais alguma coisa, já estou tramando de fazer migração para o Windows Phone, mas vou sentir a mesma coisa, e a mesma coisa senti com um BlackBerry emprestado. Realmente, nenhum sistema me satisfazer por completo.

Mas tem um porém, só o iOS e Windows Phone que me deram satisfação quase-completa em usar, mas falta algo no iPhone. Acredito eu que, se caso a Apple decida fazer algo pelo menos parecido, vá mudar tudo e até essa minha vontade de ter sempre mais quando sabe que o sistema tem potencial para mais — que o iOS tem de sobra.

Já rolou vários conceitos de diversos iOS/iPhone OS e nenhum me agradou e me deu tanta expectativa tanto que nem este, até onde vi, este é o melhor conceito existente para o sistema. Realmente, se eu fosse funcionário da Apple e Tim Cook me perguntasse “em um vídeo, escolha um conceito” apontaria este sem pensar duas vezes. E vocês?

E vocês? Quais são suas apostas para o iOS 6? O que esperam? Eu só espero isso e que eles tenham piedade do meu iPhone 3GS. 😛

Se quiserem saber mais sobre o conceito, acessem a página oficial do mesmo. Espero que gostem.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão inclusos um iPod shuffle de quarta geração, um iPhone 5, iPhone 6 Plus, um MacBook Pro e uma coleção completa do iPod touch. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Relacionadas