Apple TVDestaquesGeralRumores

Rumores: o que esperar da próxima geração da Apple TV

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Depois de inúmeros rumores circulando por anos na internet, parece que finalmente a Apple está próxima de anunciar a nova geração da Apple TV. O site americano 9to5Mac publicou um compilado de rumores sobre o que esperar da nova Apple TV, como um novo visual do sistema, diversos novos recursos e aplicativos.

Apple TV

Desde 2011, a Apple TV conta exatamente com o mesmo visual. A caixinha preta já passou por três mudanças internas desde então, porém continua a mesma por fora. Isso finalmente deve mudar com a próxima geração, que deve vir um pouco maior que a atual por conta dos novos componentes internos. O corpo do dispositivo, porém, ainda deve continuar sendo feito em plástico, priorizando o sinal de Wi-Fi e Bluetooth.

Outro item que deve mudar visualmente é o Remote — controle remoto da Apple que acompanha a Apple TV. Diversos rumores e até mesmo os códigos internos do OS X El Capitan indicam que a Apple está desenvolvendo um novo modelo do Remote que conta com uma superfície sensível ao toque e tecnologia Bluetooth 4.0, ao invés de infravermelho.

appletv_remote

O novo Remote será pensado nos diversos novos aplicativos que devem surgir para a Apple TV, por isso deve contar por exemplo com um pequeno alto-falante e microfone embutido. A superfície de toque deve permitir que o usuário faça ações customizadas em cada aplicativo, além de provavelmente contar com a nova tecnologia Force Touch — que reconhece a pressão do toque. Fontes também comentaram que o próximo Remote deve vir com uma entrada para fones de ouvido e possibilidade de emparelhamento com outros dispositivos da Apple, como o iPhone e os Macs.

O microfone do novo Remote será de grande importância para um novo recurso da próxima Apple TV: a Siri. A assistente virtual do iOS deve finalmente chegar também na Apple TV, permitindo que os usuários controlem a voz a reprodução de músicas, vídeos e outros conteúdos. Também será possível utilizar a Siri na Apple TV para comprar mídias na iTunes Store.

Além da Siri, os recursos de inteligência apresentados no iOS 9 também devem estar presentes na nova geração da Apple TV. Haverá uma nova busca no sistema — similar ao Spotlight — que permitirá encontrar resultados em diversos aplicativos da Apple TV, como por exemplo buscar filmes no Netflix sem ter que abrir o aplicativo. As sugestões de conteúdo também devem estar presentes.iOS 9 Spotlight 1

Pela primeira vez, a Apple deve permitir que os desenvolvedores criem aplicativos para a Apple TV. Assim como o iPhone, um SDK (kit de desenvolvimento) completo deve ser liberado para a próxima geração do dispositivo, permitindo que diversos aplicativos e até mesmo jogos sejam criados. Todos os aplicativos devem ser distribuídos pela nova App Store da Apple TV. Apesar disso, as fontes dizem para não esperar aplicativos tão complexos no início.

E para suportar os aplicativos, será necessário que a nova Apple TV venha com componentes internos mais modernos. A geração atual ainda conta com um processador A5 e 512MB de memória RAM — assim como o iPhone 4s — além de apenas 8GB de capacidade interna. Para a próxima Apple TV, a Apple deve utilizar um processador A8 com 1GB de memória RAM, assim como oferecer modelos com 16GB e 32GB de capacidade.

Apple TV iOS 9

A Apple já atualizou o sistema operacional da Apple TV há algum tempo trazendo ícones mais parecidos com os do iOS 7. Porém, no geral, o visual de todo o sistema ainda continua o mesmo de sempre, ainda baseado no antigo iOS 6. Com uma nova Apple TV chegando, o sistema finalmente deve ser reformulado para se parecer mais com o visual do iOS 9. Quem possui a atual geração da Apple TV não precisa se preocupar, pois, de acordo com as fontes, a Apple também está testando a nova versão do sistema na terceira geração, trazendo a reformulação visual com alguns dos novos recursos.

Por fim, como já foi divulgado antes, parece que os planos da Apple para um novo serviço de canais por assinatura foram atrasados, então este não deve aparecer junto com o lançamento da próxima Apple TV. De qualquer forma, a Apple deve realizar um evento no dia 9 de setembro para anunciar os novos iPhones, iPads e a tão aguardada Apple TV.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.