AnálisesApple WatchDestaques

[watchOS 3] Apple Watch contará com aplicativo para realizar exercícios de respiração

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Já falamos muito aqui sobre as novidades apresentadas no iOS 10 para os desenvolvedores desde junho, porém os demais sistemas também ganharam recursos interessantes, incluindo o novo watchOS 3. Com a atualização, que será disponibilizada em breve para todos os usuários, será possível realizar uma série de exercícios de respiração com o novo aplicativo “Respirar”.

Respirar-Watch-

O aplicativo é bem simples e intuitivo, não sendo necessário realizar qualquer tipo de configuração complicada. Assim que é aberto pela primeira vez, ele exibe apenas algumas explicações e, logo em seguida, a tela inicial padrão para que o usuário escolha por quantos minutos deseja fazer o exercício. Quanto maior for o tempo do exercício, mais inspirações devem ser feitas, como é possível visualizar no próprio aplicativo a relação entre ambos. Para aumentar ou diminuir o tempo, basta girar a Coroa Digital.

Respirar-Watch-1

Ao iniciar o exercício, o aplicativo rapidamente dará algumas instruções, pedindo para o usuário ficar parado e evitar fazer outras coisas enquanto pratica a respiração. Em seguida, quando o exercício começa, uma animação indica o momento em que o usuário deve inspirar ou expirar durante o tempo selecionado.

Respirar-Watch-2

Quando o exercício é concluído, o Watch soa um alerta e exibe um breve resumo com o tempo de respiração realizado no dia e a média de batimentos cardíacos por minuto do usuário durante todo o processo. O relógio exibe uma mensagem diariamente como lembrete para praticar o exercício, porém é possível realizá-lo a qualquer momento apenas abrindo o aplicativo Respirar.

Respirar-Watch-3

Com o recurso, a Apple pretende que os usuários deixem suas rotinas de lado por ao menos um minuto para relaxarem e respirarem, similar ao que já faz com os avisos para o usuário se levantar caso esteja sentado há muito tempo.

Vale lembrar que o watchOS 3 conta com várias outras novidades, incluindo um novo Dock que mantém os aplicativos atualizados em segundo plano, mais recursos para atividades físicas, modo de emergência, desbloqueio automático do Mac, stickers no iMessage e várias novas faces para o relógio. A atualização ainda está em testes e disponível apenas para os desenvolvedores, porém deve ser lançada para todos os usuários já no próximo mês.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.