Dicas para iOSiOSiPadiPhone

Saiba como restaurar o iOS do iPhone e iPad com o iTunes

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Algumas vezes, o iPhone, iPod touch ou iPad podem apresentar certos problemas ou lentidões por problemas no iOS. Em época de atualizações, é mais comum ainda um dispositivo que trava ao ser atualizado. Para solucionar isso, existe a restauração completa do sistema pelo iTunes, que apaga todos os dados e reinstala o iOS no dispositivo, voltando às configurações de fábrica.

Antes de seguir com o procedimento, lembre-se de fazer um backup completo de todos os seus dados do iPhone, iPod touch ou iPad. Também é necessário estar conectado à internet e ter o iTunes instalado para realizar o processo — que pode ser transferido gratuitamente pelo site da Apple.

Desative o recurso Buscar

O processo deve ser realizado com o recurso “Buscar” desativado. Para isso, abra o aplicativo Ajustes do iOS e vá até o menu iCloud. Procure pela opção “Buscar” e desative para permitir que o iTunes restaure o dispositivo.

Buscar iOS

Caso não tenha acesso ao iPhone ou iPad

Se você esqueceu a senha de desbloqueio do seu iPhone ou iPad (aquela utilizada para abrir o dispositivo), será preciso antes colocar o aparelho em Modo de Recuperação para restaurá-lo. Confira mais informações sobre esse procedimento no site da Apple.

Para restaurar

Conecte o dispositivo iOS no computador e, em seguida, abra o iTunes. Clique no ícone do dispositivo conectado no menu superior do iTunes.

O iTunes exibirá um resumo do dispositivo, incluindo dados como número de série e armazenamento. Ali, clique em “Restaurar Dispositivo“.

Confirme que você deseja restaurar o dispositivo iOS para as configurações de fábrica.

O iTunes irá transferir automaticamente a versão mais recente do iOS disponível para aquele dispositivo, processo que pode levar até algumas horas dependendo da velocidade da conexão com a internet. Assim que a transferência for concluída, o dispositivo será reiniciado e a restauração começará. Não desconecte o dispositivo do computador!

Assim que o processo for concluído, o iOS será iniciado na tela de configuração. Ao ser questionado sobre os “Aplicativos e Dados”, selecione se deseja restaurar um backup do iTunes, iCloud ou migrar os dados de um dispositivo com Android. Também é possível prosseguir sem restaurar os dados.

Restaurar iOS Backup

Quando o processo de configuração terminar, o iOS já mostrará a tela inicial e todos os dados e configurações estarão no padrão de fábrica. Caso tenha escolhido restaurar um backup anterior, aguarde para que o iTunes restaure as configurações antigas e sincronize os aplicativos novamente.

Encontre estas e outras dicas para iOS em nossa categoria especial do site, ou também no menu “Dicas” do nosso aplicativo para iOS.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.