Saiba como e qual a melhor forma de se atualizar o iOS

Atualizar o sistema é muito importante, independente da plataforma, pois traz não apenas várias novidades como também correções de segurança. Quem possui um iPhone, iPod touch ou iPad precisa sempre estar atento para ficar em dia com as atualizações do iOS. Neste artigo, explicaremos um pouco sobre como e qual a melhor forma de atualizar um dispositivo iOS, mostrando quais as diferenças dos dois métodos existentes.

iOS 9

Antes de tudo, é importante fazer um backup de todos os dados de seu dispositivo, caso a atualização apresente algum problema e seja necessário restaurar o sistema. Veja nossa dica ensinando a fazer uma cópia de todos os dados do iOS e também outra dica sobre como salvar as fotos no iCloud. Certifique-se também de ter ao menos 1,3GB livres no armazenamento do dispositivo.

Existem duas formas possíveis de se atualizar um dispositivo iOS, sendo a atualização rápida pelo próprio aplicativo Ajustes do sistema (Over-The-Air) e a atualização completa pelo iTunes do computador.

Atualizando pelo próprio iOS via OTA:

Desde o iOS 5, a Apple permite que os usuários transfiram atualizações do sistema pelo próprio dispositivo utilizando a tecnologia Over-The-Air. Por esta atualização, o sistema transfere um pacote menor, contendo apenas o que realmente mudou na nova versão. Assim, a atualização é mais rápida para ser transferida e instalada.

iOS Update

Para verificar se há uma atualização disponível, abra o aplicativo Ajustes no iOS. Em seguida, vá até o menu Geral e selecione a opção Atualização de Software. Caso haja uma atualização para ser feita, ela será exibida como na imagem acima. Certifique-se de estar conectado em uma rede Wi-Fi. Toque em Transferir e Instalar para iniciar o processo — com tempo que varia de acordo com a velocidade da internet. Vale lembrar que é necessário ter ao menos 50% de bateria para atualizar o dispositivo, caso contrário, é necessário estar conectado à energia.

Assim que a transferência for concluída, o sistema será reiniciado e fará a configuração da atualização, que pode levar alguns minutos. Quando tudo estiver pronto, o sistema será iniciado na tela de boas-vindas, pedindo algumas poucas configurações como o ID Apple.

Atualizando pelo iTunes:

Há quem prefira atualizar o iOS utilizando o iTunes do computador, que sempre foi o principal método de atualização dos dispositivos da Apple. Ao invés de transferir apenas um pacote com as mudanças, o iTunes transfere o firmware completo da nova versão do iOS, o que acaba tornando o processo mais demorado.

iTunes iOS Restore

Conecte o iPhone, iPod touch ou iPad no computador e, em seguida, abra o iTunes. Lá, selecione o dispositivo conectado. Clique em “Buscar Atualização” para que o iTunes faça uma nova verificação para encontrar uma atualização do iOS disponível. Se houver uma atualização, clique em “Transferir e Atualizar” na mensagem exibida pelo iTunes. Não desconecte o dispositivo do computador até que o processo seja terminado. Assim como na atualização por OTA, o dispositivo será reiniciado algumas vezes até que tudo seja concluído.

Quais as diferenças? E a melhor forma de se atualizar o iOS?

Como já foi mencionado, a atualização via Over-The-Air transfere apenas um pacote menor com as mudanças da nova versão, que é instalado por cima da versão antiga. Para quem tem pressa ou não dispõe de uma conexão com a internet muito rápida, atualizar o iOS pelo próprio dispositivo pode ser a solução mais vantajosa, porém há alguns contras. Por não ser um pacote completo, alguns dados da versão nova se misturam com a antiga, podendo ocasionar em eventuais lentidões ou incompatibilidades no dispositivo com o tempo.

Já a atualização pelo iTunes substitui praticamente todo o sistema antigo pela nova versão transferida, o que garante um desempenho melhor no funcionamento do dispositivo. Porém, o arquivo completo de atualização do iOS costuma ser muito grande, que faz o processo demorar até algumas horas, dependendo da velocidade da internet.

O que se recomenda é transferir via OTA apenas as atualizações menores — como o iOS 8.4 ou 8.4.1, por exemplo — e utilizar o iTunes para atualizações maiores — como o iOS 9.0. Confira a página oficial do suporte da Apple para mais informações.

Encontre estas e outras dicas para iOS em nossa categoria especial do site, ou também no menu “Dicas” do nosso aplicativo para iOS.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão inclusos um iPod shuffle de quarta geração, um iPhone 5, iPhone 6 Plus, um MacBook Pro e uma coleção completa do iPod touch. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes