Após muitos anos permitindo a reprodução de conteúdos multimídia na internet, o Adobe Flash Player foi oficialmente descontinuado em 31 de dezembro de 2020. Hoje (12), a Adobe anunciou também que o suporte ao Flash Player foi completamente encerrado e todos os conteúdos em Flash deixarão de funcionar.
O fim do Flash foi confirmado em 2017, porém isso já era discutido há muito mais tempo. Curiosamente, foi a própria Apple que contribuiu para que a tecnologia fosse descontinuada. O iPhone nunca teve suporte ao Flash Player e o iPad, lançado em 2010, também não. No mesmo ano, o sistema operacional Mac OS X também deixou de incluir a ferramenta pré-instalada.
Steve Jobs se tornou crítico do Flash por conta da tecnologia ser ineficiente e proprietária — por isso o CEO da Apple dizia que os dispositivos com iOS jamais teriam compatibilidade com a plataforma. Jobs incentivou os desenvolvedores a adotarem o HTML5, que de fato se tornou o novo padrão da indústria para conteúdos multimídia na internet.
Saiba como remover o Flash Player do Mac
Como o Flash Player foi descontinuado, a própria Adobe recomenda que os usuários removam a ferramenta de seus computadores para evitar problemas de segurança. Se você ainda tem o Flash Player instalado no Mac, basta transferir o utilitário de remoção oficial do Flash e executá-lo no computador.
Talvez seja necessário reiniciar o Safari para concluir a remoção do Flash Player. Ao fim do processo, você também pode excluir o utilitário de remoção do Flash Player.
Com informações de 9to5Mac.