Apps

Adobe lança Illustrator para iPad na App Store

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Em novembro do ano passado, a Adobe anunciou que traria o Illustrator — uma das ferramentas mais utilizadas na criação de ilustrações vetoriais — para o iPad. Hoje (20), o Illustrator já está disponível na App Store e se junta ao Photoshop para iPad, lançado em 2019.

Assim como fez com o Photoshop, a Adobe aproveitou para recriar todo o aplicativo do Illustrator no iPad ao invés de simplesmente portar todo o legado que já existia na versão para computador. Isso permite que o aplicativo seja mais rápido e estável, porém, em contrapartida, alguns recursos não estarão disponíveis nesta primeira versão.

Apesar disso, a Adobe garante que os recursos essenciais do Illustrator já podem ser aproveitados na versão de iPad, como por exemplo o desenvolvimento de padrões, máscaras de recorte, gradiente avançado, tipografias e, claro, a ferramenta caneta. O aplicativo é integrado com a Creative Cloud para que seja possível salvar os projetos na nuvem e acessá-los em qualquer dispositivo.

A interface foi toda adaptada para o iPad com painéis apropriados para a tela sensível ao toque que podem ser movidos livremente. Além disso, como já era esperado, o Illustrator no iPad pode ser utilizado com a Apple Pencil e também com mouse e teclado, caso o usuário prefira. Ao concluir o projeto, é possível exportá-lo nos formatos AI, PDF, SVG, PNG e PSD.

O Illustrator para iPad já está disponível na App Store e pode ser testado gratuitamente durante 30 dias. Após esse período, o usuário pode utilizá-lo com uma assinatura individual de R$40,90. Caso tenha uma assinatura da Creative Cloud com o Illustrator incluso, também é possível usá-la para ativar a versão de iPad.

O aplicativo é compatível com todos os modelos de iPad que estejam com o iPadOS 13.4 ou versão mais recente do sistema operacional instalada.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.