Depois de disponibilizar o Photoshop para iPad, a Adobe aproveitou também para anunciar hoje (4) na conferência Adobe MAX que o Illustrator ganhará uma versão para o tablet da Apple em 2020. O Illustrator é um dos programas mais utilizados para a criação de ilustrações vetoriais e faz parte da suíte de aplicativos Creative Cloud.
Assim como no Photoshop, a Adobe promete que o Illustrator do iPad será completamente recriado para funcionar com a tela sensível ao toque e Apple Pencil. Todos os novos aplicativos são desenvolvidos com a tecnologia Spectrum, que garante uma experiência consistente entre várias plataformas. Por conta disso, nem todas as ferramentas estarão disponíveis logo de início.
O foco inicial do app será trazer ao iPad as funções essenciais do Illustrator, como por exemplo o desenvolvimento de padrões, máscaras de recorte, gradiente avançado, tipografias e, claro, a ferramenta caneta. Para aproveitar melhor os recursos do tablet, o Illustrator do iPad utilizará a realidade aumentada para que o usuário possa escanear e vetorizar rapidamente desenhos feitos à mão.
A Adobe ainda não definiu uma data para o lançamento do Illustrator para iPad, com a previsão de disponibilidade para algum momento de 2020. Assinantes da Creative Cloud podem se inscrever nesta página para receberem versões de testes do app a partir do ano que vem.
O aplicativo poderá ser utilizado sem custo adicional por assinantes do Illustrator CC ou do pacote completo da Creative Cloud. Para quem ainda não utiliza os programas da Adobe, será possível assinar o Illustrator para iPad individualmente por um valor que ainda não foi revelado.