O principal destaque dos AirPods e fones da Beats equipados com o chip W1 é a conexão rápida com os dispositivos. Isso funciona muito bem com o iPhone, iPad e até mesmo com o Apple Watch, mas a Apple nunca implementou algo similar no macOS.
O desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo, conhecido por ter revelado várias informações exclusivas sobre novos produtos da Apple, criou uma solução para este problema. Com o aplicativo AirBuddy, o processo de conexão dos AirPods (e outros fones com W1) no Mac torna-se extremamente simplificado e similar ao que existe no iOS.
Basta executar o aplicativo pela primeira vez e tudo é configurado automaticamente para reconhecer os fones sem fio. Depois disso, não há segredo. É só abrir o estojo de carga dos AirPods ou ligar um fone Beats próximo ao Mac e a janela de conexão deve aparecer no topo da tela. Ao clicar ali, os fones são conectados ao computador.
O usuário pode definir nas configurações do AirBuddy a posição em que a janela será exibida na tela e se o aplicativo deve reconhecer apenas os AirPods ou qualquer fone com o chip W1. Não é preciso estar com o aplicativo aberto para o recurso funcionar.
Outra função muito interessante do AirBuddy é a possibilidade de acompanhar a porcentagem da bateria dos fones e até mesmo do iPhone e iPad por meio de um widget na Central de Notificações do macOS, também muito parecido com o que há no iOS.
Compatibilidade
Para usar o AirBuddy é preciso ter um Mac com a tecnologia Bluetooth 4.0 ou mais recente (consulte as especificações do computador) com o sistema macOS Mojave. Verifique também se você possui um fone de ouvido compatível com chip W1:
- AirPods
- Beats Solo3 Wireless
- Beats PowerBeats3 Wireless
- BeatsX
- Beats Studio 3
Adquira o AirBuddy
O AirBuddy pode ser adquirido neste site com o preço mínimo definido em 5 dólares (cerca de R$20 na cotação atual). Aos que desejam apoiar o projeto, é possível pagar um valor maior pelo aplicativo ao adquiri-lo.