A Apple anunciou a nova linha de iPhone 14 na semana passada. E embora os aparelhos já tenham preço definido aqui no Brasil, a Apple não forneceu nenhuma data de lançamento no país. No entanto, o iHelp BR apurou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já iniciou o processo de homologação dos novos iPhones por aqui.
Ao menos um dos novos modelos, o iPhone 14 Pro Max, já foi homologado pelo órgão e está, teoricamente, autorizado para ser vendido no Brasil. De acordo com a documentação da Anatel, o modelo a ser comercializado no Brasil é o A2894, sob o registro 11117-22-01993.
Atualização: o iPhone 14 Pro (modelo A2890) também já foi homologado pela Anatel.
A homologação da linha iPhone 14 no Brasil ainda era incerta, já que a Apple foi recentemente proibida de comercializar os telefones sem carregador incluso na caixa pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública após um processo aberto pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). No entanto, como a Apple decidiu recorrer contra a decisão, a proibição não foi colocada em prática.
A Senacon sugeriu que a Apple poderia perder os registros de seus aparelhos na Anatel caso não cumpra a decisão. No entanto, ao menos por enquanto, tudo indica que a empresa conseguirá lançar os novos iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max no Brasil.
A Apple informa apenas que o iPhone 14 chegará ao Brasil em breve. Algumas operadoras nacionais como a Vivo já abriram um cadastro para interessados em comprar os novos iPhones na pré-venda, ainda sem data definida. Vale lembrar, é claro, que isso não garante que a Apple irá lançar o iPhone 14 por aqui já nos próximos dias, mas é um forte indício de que os aparelhos devem chegar em breve.
Em uma nota relacionada, o site MacMagazine descobriu que a Apple vem trabalhando com operadoras brasileiras para habilitar o 5G SA (Standalone) nos iPhones. Essa frequência, que oferece um 5G “puro” e de maior qualidade, depende de uma atualização da Apple para funcionar com as operadoras do Brasil.