iPhoneNotícias

Anatel considera exigir que iPhone e outros smartphones tenham porta USB-C

A Apple vem sendo pressionada no mundo todo para substituir o conector Lightning do iPhone pelo padrão USB-C. Após a União Europeia decidir que o USB-C será obrigatório em dispositivos móveis, senadores dos Estados Unidos estão cogitando uma proposta similar. Agora, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) também considera tornar o USB-C obrigatório para o iPhone e outros smartphones no Brasil.

Anatel considera exigir iPhone com USB-C.

Conforme reportado pelo Tecnoblog, a agência reguladora propôs nesta semana uma alteração nos requisitos para as fabricantes de smartphones que atuam no Brasil. A Anatel defende a adoção do padrão USB-C nos telefones para garantir a “maior conveniência dos consumidores”. A agência também afirma que a adoção do USB-C ajudará a reduzir a quantidade de lixo eletrônico já que os usuários poderiam reaproveitar seus carregadores independente da marca do telefone celular.

Já que praticamente todos os aparelhos com Android mais recentes já contam com a porta USB-C, a proposta claramente visa atingir a Apple com o iPhone.

No Brasil, o projeto da Anatel é focado apenas em smartphones por enquanto. A agência não exigirá a adoção do USBC-C para dispositivos recarregados exclusivamente através de recarga sem fio, por exemplo – como é o caso do Apple Watch. Já a União Europeia foi mais agressiva com a lei recém-aprovada, que exige a porta USB-C também em tablets, câmeras e outros acessórios como fones de ouvido e caixas de som portáteis.

Neste momento, a proposta da Anatel está em fase de consulta pública, o que significa que qualquer brasileiro pode opinar se o padrão USB-C deve ou não se tornar obrigatório nos smartphones. A consulta pública estará aberta até o dia 26 de agosto de 2022. Caso a proposta seja aprovada, o USB-C deve obrigatoriamente se tornar padrão nos smartphones vendidos aqui a partir de 1 de julho de 2024.

Com isso, a Apple seria obrigada a criar um iPhone com USB-C caso ainda pretenda vender o produto por aqui.

Os EUA também querem um iPhone com USB-C

No início deste mês, senadores estadunidenses também pediram ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos para que o USB-C se torne padrão entre os telefones vendidos por lá. De acordo com os senadores, forçar a adoção do USB-C resolveria “a falta de interoperabilidade” entre os dispositivos e acessórios de marcas diferentes.

A carta, assinada pelos senadores Ed Markey, Elizabeth Warren, and Bernie Sanders, também argumenta que ter diferentes conectores para recarregar dispositivos eletrônicos resulta em mais lixo e impacto ambiental. Segundo os senadores, o conector Lightning da Apple é um “exemplo de obsolescência programada”.

Apple pode estar trabalhando em iPhone com USB-C

Anatel considera exigir que iPhone e outros smartphones tenham porta USB-C

No início deste ano, diversas fontes de mercado reportaram que a Apple vem testando internamente novos modelos de iPhone com conector USB-C ao invés do Lightning. No entanto, não há indícios de que um iPhone com USB-C seja lançado este ano – então pode ser que a Apple espere até 2023 para fazer a troca.

Seja como for, é pouco provável que a Apple mantenha o conector Lightning no iPhone caso mais projetos como o da União Europeia sejam aprovados. Afinal, fabricar modelos com USB-C para países específicos custaria caro para a empresa. A Apple também estaria trabalhando em novos AirPods Pro com USB-C no estojo de recarga, segundo rumores.

O conector Lightning foi apresentado em 2012 com o iPhone 5 como uma alternativa moderna ao antigo conector 30-pinos do iPad. No entanto, desde 2015, a Apple vem lentamente trazendo o USB-C para seus produtos. Começou com os MacBooks, e agora o USB-C já está presente em praticamente todos os Macs e iPads.

De acordo com fontes do site 9to5Mac, a Apple deve lançar um novo iPad de entrada com porta USB-C no final deste ano. Isso representaria o fim do conector Lightning na linha de iPad, já que tanto o iPad Air, iPad Pro e iPad mini foram atualizados com USB-C nos últimos anos.


Texto publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.