Se você é da área de fotografia e trabalha com Mac há muito tempo provavelmente se lembra do Aperture, o editor de imagens criado pela Apple para seus próprios computadores. A ferramenta já havia sido descontinuada no início de 2015 junto ao iPhoto com o lançamento do novo app Fotos para Mac, mas ainda é possível utilizá-la.
Só que isso deve mudar em breve. Em um novo artigo oficial de suporte, a Apple confirmou que o Aperture não será compatível com futuras versões do macOS.
“A Apple anunciou em junho de 2014 que o desenvolvimento do Aperture seria descontinuado. Desde então, a Apple lançou cinco grandes atualizações do macOS. Por motivos técnicos, o Aperture deixará de funcionar em futuras versões do macOS que serão lançadas a partir do macOS Mojave.”
A empresa recomenda que os usuários que ainda utilizam o Aperture migrem toda a biblioteca de imagens para o aplicativo Fotos do macOS ou para o Adobe Lightroom Classic. Há um tutorial traduzido no site da Apple que detalha o processo. A Adobe também oferece um passo-a-passo (em inglês) para quem deseja migrar a biblioteca do Aperture para o Lightroom Classic.
Com isso, o macOS se aproxima cada vez mais de abandonar completamente a antiga arquitetura de 32 bits assim como o iOS já fez — motivo pelo qual o Aperture e outras ferramentas não devem funcionar com as próximas versões do sistema operacional. Recentemente, o iMovie e o Final Cut Pro também exibiram avisos sobre alguns formatos antigos de vídeo que serão abandonados em breve.