O Skyfire for iPhone, um aplicativo que permite que o usuário possa assistir vídeos em Flash no smartphone da Apple foi lançado na App Store ontem (3 de novembro). Mas não comece a se empolgar; menos de um dia depois, não é possível encontrar o aplicativo na App Store. Desta vez, a culpa não é dos executivos da Apple, que poderiam ter encontrado alguma infração à sua lista de regras para a App Store depois de ampla divulgação.
Na verdade, a procura pelo Skyfire foi tão alta que, em cinco horas, o aplicativo foi para o topo da App Store. No entanto, os servidores da Skyfire não estavam dando conta de converter tantos arquivos em Flash para o HTML5, para que os vídeos possam ser exibidos na tela do iPhone. Por isso, a empresa retirou o aplicativo e disse que ele estava “esgotado”.
Se você baixou o Skyfire, deve ter notado o avisado da Apple sobre “conteúdo adulto”. Segundo o Business Insider, antes de baixar o aplicativo, a Apple pede a confirmação de que o usuário tenha mais de 17 anos. Em outras palavras, a empresa presume que o único motivo para você ter o Flash no iPhone é para assistir pornografia e não assistir vídeos em sites de notícias, por exemplo.
O Business Insider deixa claro que o aplicativo não vem com conteúdo adulto ou gráficos sugestivos, e a função de conteúdo relacionado não tem temas adultos. Porém, o Skyfire tem uma função de navegação privativa. Esperamos que o aplicativo volte logo para a loja.