Próximo ao lançamento do iOS 10 para todos os usuários, a Apple notificou hoje os desenvolvedores sobre uma limpeza que irá realizar na App Store para melhorar a experiência dos usuários ao navegarem pela loja. A partir do dia 7 de setembro, aplicativos que não estiverem dentro dos padrões estabelecidos nas regras da App Store serão removidos definitivamente.
A mensagem enviada para os desenvolvedores menciona que, atualmente, diversos aplicativos na App Store encontram-se desatualizados há muito tempo e não funcionam mais como esperado nas versões mais recentes do iOS ou nos dispositivos mais novos, além de aplicativos que não se adequaram às novas regras da App Store nos últimos anos. Estes desenvolvedores serão notificados para que atualizem seus aplicativos em até 30 dias ou, caso contrário, serão removidos da App Store. No caso de aplicativos que sequer abrem nas versões mais recentes do iOS, serão removidos imediatamente sem mesmo um aviso ao desenvolvedor.
A mensagem também recomenda que o nome do aplicativo tenha, no máximo, cerca de 23 caracteres e que os aplicativos com nomes muito longos também estarão sucetíveis a serem removidos da loja. A Apple também aproveitou para atualizar as regras dos aplicativos que forem adaptados para os recursos do iOS 10, que incluem o uso da Siri e stickers do iMessage.
Desde o início do ano, com a mudança na liderança da App Store, a Apple está trabalhando em melhorias para a loja de aplicativos do iOS, macOS, watchOS e tvOS. Ainda em junho, alguns dias antes da WWDC 2016, a empresa anunciou que qualquer aplicativo poderá adotar o sistema de assinaturas, independente da categoria, além de outras mudanças que serão praticadas a partir do lançamento do iOS 10 para todos os usuários.