Já faz algumas semanas desde que o governo brasileiro liberou o auxílio emergencial de R$600 para trabalhadores informais, autônomos e desempregados. Para utilizar esse dinheiro, seja no pagamento de contas ou transferência bancária, é preciso utilizar o aplicativo Caixa Tem — só que o app não funcionava no iPhone, o que resultou em problemas para muitas pessoas.
Na noite de ontem (29), a Caixa Econômica Federal lançou uma atualização do aplicativo Caixa Tem para iOS na App Store que finalmente permite o acesso ao auxílio emergencial pelo iPhone.
O Caixa Tem não é um aplicativo novo e já existia para que correntistas da Caixa Econômica Federal pudessem consultar e transferir o FGTS, abono do PIS, seguro-desemprego e Bolsa Família. O problema começou quando o governo decidiu utilizar o já existente Caixa Tem para disponibilizar o auxílio emergencial, benefício concedido aos brasileiros que não possuem renda fixa durante a pandemia de COVID-19.
No Android, o app Caixa Tem foi atualizado no início de abril com o sistema do auxílio emergencial, só que essa atualização nunca chegou ao iPhone. Ao tentar entrar no aplicativo por meio do celular da Apple, os usuários se deparavam com a mensagem “Aplicativo Desativado”. Por algum motivo desconhecido, dias se passaram sem que o app funcionasse.
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, chegou a culpar a Apple pelo problema ao dizer que a empresa demorou para aprovar a atualização do aplicativo Caixa Tem. Embora a Apple realmente seja criteriosa no processo de avaliação dos aplicativos que são enviados para a App Store, é extremamente incomum que a revisão demore todo esse tempo.
Independente de qual tenha sido o problema, a versão 1.17.2 do aplicativo Caixa Tem para iPhone já está disponível na App Store, agora com acesso liberado ao auxílio emergencial. Mesmo assim, vários usuários continuam reclamando da disponibilidade do serviço nas redes sociais, independente da plataforma. Muitos ainda não conseguiram receber o auxílio por problemas nos servidores da Caixa Econômica Federal, que sofrem com os vários acessos simultâneos.
A recomendação é que as pessoas tentem se cadastrar no serviço Caixa Tem em horários alternativos, como durante a madrugada. Mas vale lembrar que a transferência do dinheiro, porém, só pode ser realizada durante o dia.