A Apple apresentou em março deste ano uma versão redesenhada do aplicativo TV para seus dispositivos, que vai oferecer novidades como os “Canais da Apple TV” e o serviço por assinatura Apple TV+ no final do ano. O app será liberado por uma atualização do sistema ainda neste mês e, curiosamente, também chegará à Apple TV de terceira geração — lançada em 2012 e descontinuada em 2015.
Além do tvOS 12.3, que é a nova versão do sistema operacional da Apple TV HD e 4K (modelos com App Store), os desenvolvedores receberam de surpresa o Apple TV Software 7.3 beta para o modelo antigo da central multimídia. Embora quase nada tenha mudado em outras partes do sistema, os usuários dessa geração vão poder aproveitar todas as novidades relacionadas ao streaming da Apple.
O visual, inclusive, é muito similar ao restante do sistema que ainda é utilizado na Apple TV de terceira geração, sem muitas cores e nada de cantos arredondados. Mesmo assim já é possível navegar por filmes e séries do iTunes e de outros serviços compatíveis em nova organização.
Como a Apple TV de terceira geração já não era mais atualizada há um bom tempo, o sistema era incompatível com os IDs Apple que contam com autenticação em duas etapas. O usuário precisava digitar o código de verificação manualmente no campo de senha. Isso foi corrigido com o Apple TV Software 7.3.
Em nota, a empresa também garantiu que a tecnologia AirPlay continuará funcionando normalmente na Apple TV de terceira geração, só que em sua primeira versão. O AirPlay 2, que permite o uso de múltiplos dispositivos de áudio, continua exclusivo para os modelos mais novos da Apple TV.
Certamente a Apple está comprometida em levar a experiência de seu novo serviço por assinatura para o maior número possível de pessoas e é interessante ver um dispositivo que já foi descontinuado há anos ainda receber atualizações. O aplicativo TV da Apple também será lançado para centrais multimídia de concorrentes como o Fire TV da Amazon e televisores da LG, Samsung e Sony.