Em meio à pandemia do coronavírus, a Apple fechou todas as suas lojas ao redor do mundo e dispensou funcionários por tempo indeterminado, enquanto os comentários de bastidores apostam no atraso de lançamentos como o iPhone 12. Hoje (30), o jornalista Mark Gurman da Bloomberg disse que a empresa ainda pretende manter o cronograma de lançamentos para 2020 e que a rotina de trabalho já foi adaptada para isso.
A Apple sempre foi uma empresa que prezou muito pelo sigilo do que acontece dentro da empresa, não é atoa que casos de vazamentos repercutem mundialmente quando acontecem. Os engenheiros e outros profissionais envolvidos no desenvolvimento de produtos e serviços ainda não anunciados são proibidos de comentar sobre o assunto fora do campus e sequer podem levar algo do trabalho para a casa.
Mas isso parece ter mudado diante do coronavírus. Para não interromper totalmente a criação de novos produtos, a Apple precisou ser mais flexível com suas políticas internas de segurança. De acordo com fontes da Bloomberg, alguns funcionários foram autorizados a trabalharem nesses projetos considerados secretos de suas próprias casas.
Em uma nota interna, a Apple pede que os funcionários trabalhando em produtos confidenciais tenham o cuidado de evitar o vazamento de informações, e que eles sejam guardados em segurança quando não estiverem em uso. As reuniões, tradicionalmente feitas presencialmente, agora devem ser feitas apenas via FaceTime, Slack e outras plataformas definidas pela empresa como seguras.
A Bloomberg disse que há engenheiros trabalhando em novas versões do HomePod, Apple TV, MacBook Pro, iPad, Apple Watch e iMac para este ano. O desenvolvimento do iPhone 12 também está sendo feito à distância para evitar atrasos no lançamento, assim como os trabalhos para o iOS 14 e outras atualizações dos sistemas operacionais da companhia.
Esses funcionários, porém, têm reclamado das dificuldades de trabalhar em casa diante das restrições impostas pela Apple e também da falta de ferramentas específicas. Com isso, é impossível afirmar no momento se a empresa conseguirá de fato manter o cronograma de lançamentos para 2020.
A previsão é que o trabalho presencial seja retomado apenas em maio deste ano. A Apple não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.