A Apple anunciou na segunda-feira (30) a aquisição do Primephonic, um popular serviço voltado para a descoberta e reprodução de música clássica. A plataforma, que oferece alta qualidade sonora e também curadoria especializada, deve ser integrada ao Apple Music no futuro.
Em um comunicado para a imprensa, a Apple destacou que o Primephonic já é muito conhecido por aqueles que gostam de música clássica, e a empresa viu a oportunidade de trazer esse conteúdo aos seus próprios serviços. Em 2022, a companhia lançará um aplicativo chamado “Apple Music Classical” que terá todo o repertório e recursos do Primephonic.
Com a adição do Primephonic, os assinantes do Apple Music terão uma experiência de música clássica significativamente melhorada com playlists do Primephonic e também conteúdo de áudio exclusivo. Nos próximos meses, os fãs do Apple Music Classical terão uma experiência dedicada com as melhores características do Primephonic, incluindo melhor navegação e busca por compositor e por repertório, exibições detalhadas de metadados de música clássica, além de outros novos recursos.
Embora o novo aplicativo do Apple Music voltado para música clássica seja esperado apenas para o ano que vem, os assinantes do serviço de streaming de músicas da Apple já podem encontrar algumas playlists do Primephonic na plataforma.
Thomas Steffens, co-fundador do Primephonic, afirmou que a aquisição deve não apenas melhorar a experiência dos fãs de música clássica, mas também permitir que as novas gerações possam ouvi-la. Com a aquisição, o executivo se juntará ao time do Apple Music.
O serviço do Primephonic será desativado no dia 7 de setembro. Todos os atuais assinantes da plataforma receberão seis meses grátis de assinatura do Apple Music, que oferece milhares de álbuns — sendo vários deles em qualidade Lossless ou em Dolby Atmos com Áudio Espacial.
Mais informações estão disponíveis no site da Apple (em inglês).