O Apple Pay foi anunciado em setembro de 2014 e, apesar do grande sucesso que tem feito, ainda está disponível em apenas seis países ao redor do mundo, incluindo Canadá, China, Estados Unidos e Reino Unido. Isso, porém, deve mudar em breve de acordo com Jennifer Bailey, vice-presidente do Apple Pay, que afirmou em entrevista ao TechCrunch que a Apple está trabalhando para acelerar o processo de lançamento de seu serviço de pagamentos móveis em mais países.
Bailey ressaltou que, recentemente, o Apple Pay foi expandido na Singapura, suportando agora os cinco principais bancos do país — que representam cerca de 80% de todos os cartões locais. A vice-presidente do Apple Pay também mencionou que o serviço deve chegar logo em vários países da Europa e Ásia.
“Estamos trabalhando rapidamente na Ásia e na Europa, nossa meta é ter o Apple Pay em todos os mercados significativos onde a Apple atua.”
A executiva comentou também que a Apple está constantemente negociando com parceiros e bancos para avaliarem a situação de novos mercados que possam receber o Apple Pay em breve, além de revelar parte do processo utilizado nos estudos da empresa.
“Nós já confirmamos para Hong Kong e a região próxima [da Ásia], estamos conversando com vários parceiros e bancos para avaliar o quão rápido podemos levar o Apple Pay para novos mercados. […] Primeiro, analisamos o tamanho do mercado de produtos da Apple [no país]. Nós também verificamos a adoção de cartões de crédito e débito, além da quantidade de máquinas de cartões compatíveis com a tecnologia [NFC].”
No começo do ano, um documento interno da MasterCard que vazou na internet revelou os planos da operadora de cartões para lançar o Apple Pay em vários novos países ainda em 2016, incluindo o Brasil, França e Japão. O documento também menciona outros países que já foram confirmados oficialmente para o Apple Pay, como a China, Hong Kong e Singapura — o que corrobora a veracidade das informações.
Em menos de três semanas, a Apple realizará a WWDC 2016 em San Francisco, quando deve anunciar o iOS 10 e novidades para o Apple Pay. O evento seria um momento ideal para anunciar novos países que serão compatíveis com o serviço até o final do ano. Até lá, se você está em um país não suportado pelo Apple Pay oficialmente, pode utilizar alternativas como o cartão Boon que já mencionamos no site.