Algo totalmente inesperado aconteceu hoje em Cupertino, pois a Apple decidiu abrir seu programa Beta Seed do OS X Mavericks para qualquer pessoa. Isso significa que a partir de hoje, mesmo quem não for um desenvolvedor poderá transferir e instalar versões de teste do OS X Mavericks em seu Mac apenas utilizando um ID Apple comum. Coincidentemente, ainda ontem nós publicamos um tutorial ensinando aos usuários do Mac como fazer a instalação de uma versão beta do OS X sem utilizar uma conta de desenvolvedor.
Quem quiser testar a última versão beta do OS X Mavericks precisa se cadastrar no programa Beta Seed utilizando uma conta da Apple. O processo é bem simples de ser realizado, bastando apenas que o usuário instale um pequeno pacote em seu Mac para que logo em seguida a versão de teste do OS X seja exibida na Mac App Store para ser transferida. Atualmente, a última versão beta do OS X Mavericks liberada pela Apple é a 10.9.3, que traz algumas melhorias de desempenho, principalmente na área de drivers gráficos.
Até então, as versões de teste do OS X só podiam ser testadas por desenvolvedores de aplicativos para o Mac que fossem cadastrados no programa da Apple, com o custo anual de 99 dólares. Agora, ao menos por enquanto, não haverá custo algum para ter acesso às betas do sistema.
Ainda não se sabe ao certo qual foi o motivo para a Apple tomar tal decisão, muito provavelmente para que mais pessoas possam encontrar os erros do sistema e reportá-los para que sejam corrigidos. Nada foi dito pela Apple sobre o programa ser aplicado no OS X 10.10 que terá sua primeira beta anunciada no dia 2 de junho, ou até mesmo se o iOS também participará de um programa similar.
Por mais que eu ache uma ideia bacana, espero que a Apple saiba o que realmente está fazendo. Liberar versões beta para todo mundo pode resultar numa onda de pessoas que instalam um software instável e nem tem noção disso, e que depois vão encher o produto de feedbacks ruins.
Então fica o aviso: se você não tem um conhecimento avançado do sistema, evite a instalação das versões de teste ou esteja ciente de que podem apresentar vários problemas e ocasionar inclusive a perda de arquivos importantes do usuário. Antes de instalar qualquer atualização em seu Mac, faça um backup de seus dados.