A Apple liberou em julho deste ano atualizações do iOS para dispositivos antigos que já foram descontinuados com o propósito de manter o funcionamento deles nos próximos anos. Nesta semana, a empresa alertou que a atualização é praticamente obrigatória para evitar a interrupção de serviços online nesses aparelhos, como por exemplo o iCloud e até mesmo a navegação via Safari.
Em um artigo de suporte, a Apple confirmou que alguns aparelhos antigos dependem de uma atualização para manter o GPS, a data e a hora funcionando corretamente após 3 de novembro de 2019. Como esses aparelhos já não eram atualizados mais há muito tempo, eles não receberam novas definições relacionadas ao fuso horário e localização, e poderiam assim apresentar problemas no futuro.
Para o iPad 2, iPad 3, iPad mini de primeira geração (apenas para os modelos com rede celular) e o iPhone 4s, a Apple disponibilizou o iOS 9.3.6. Já para o iPad de quarta geração (também apenas para o modelo com rede celular) e o iPhone 5, foi lançado o iOS 10.3.4.
A partir da data especificada, os modelos de iPhone e iPad citados vão apresentar problemas com o relógio do sistema e, consequentemente, não terão mais acesso à internet. Para evitar isso, basta instalar o iOS 9.3.6 ou o iOS 10.3.4 se você tem um desses dispositivos. Caso o sistema não seja atualizado até o dia 3 de novembro, o usuário precisará restaurar o iPhone ou iPad por meio de um computador para que todas as funções voltem a funcionar.
Atualize agora
Para atualizar o iOS em seu dispositivo, basta seguir estes passos:
- Abra o aplicativo Ajustes no iPhone ou iPod touch.
- Acesse o menu Geral
- Selecione a opção Atualização de Software
Também é possível atualizar o iOS por meio do iTunes/Finder em um Mac ou computador com Windows. A atualização só pode ser realizada se o dispositivo estiver conectado em uma rede Wi-Fi e com pelo menos 50% de bateria.
Lembre-se antes de fazer um backup completo com todas as suas informações. Confira o nosso artigo com outras dicas sobre o que fazer antes de instalar uma atualização do iOS.