Além de novidades para a linha iPhone, a Apple também apresentou nesta terça-feira (8) uma nova geração do iPad Air. Também conhecido como iPad Air 5, o mais novo tablet da Apple conta com o poderoso chip M1, além de ser compatível com redes 5G e ter uma nova câmera frontal de maior resolução.
Com exceção das novas cores, incluindo Roxo e Estelar, o iPad Air 5 continua com o mesmo design industrial da geração anterior feito em alumínio com laterais retas. A tela também se manteve a mesma com o painel LCD de 10.9 polegadas de bordas simétricas.
As principais novidades do iPad Air 5 estão do lado de dentro do aparelho. Enquanto os demais modelos da linha iPad Air dividiam os mesmos chips do iPhone, o novo iPad Air conta com o chip M1 da Apple – o mesmo que equipa os Macs com Apple Silicon e também o iPad Pro. Com oito núcleos de processamento e mais oito núcleos gráficos, o M1 faz o iPad Air 5 ser até 60% mais rápido que a geração anterior.
A Apple destaca que o iPad Air com chip M1 é capaz de rodar aplicativos e jogos mais pesados sem qualquer engasgo, o que torna o tablet intermediário da marca uma ótima opção para usuários exigentes que não querem gastar ainda mais em um iPad Pro.
Assim como o iPad mini 6 no ano passado, o novo iPad Air conta com câmera frontal de 12 megapixels e maior ângulo de visão. Além de registrar fotos e vídeos com mais qualidade, a nova câmera frontal é compatível com o recurso Palco Central – que enquadra o usuário automaticamente durante videochamadas.
Quem optar pelos modelos com conectividade celular do iPad Air 5 agora terá acesso ao 5G. Com a mais nova geração da rede móvel de dados, os usuários podem navegar pela internet com muito mais velocidade e também latência reduzida, o que melhora a experiência ao usar serviços de streaming e jogos online.
Embora ainda não tenha data de lançamento no Brasil, o iPad Air 5 chegará aqui custando menos que seu antecessor: a partir de R$6.799 na versão Wi-Fi com 64GB de armazenamento. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.