Embora o evento da Apple desta terça-feira (8) tenha começado com novidades para o iPhone e iPad, o grande destaque ficou por conta do segmento de Macs. A empresa apresentou seu mais novo computador chamado “Mac Studio” e também um monitor batizado de “Studio Display”, ambos voltados para o mercado profissional.
Mac Studio
O Mac Studio é um novo computador desktop da Apple que chega como uma alternativa posicionada entre o Mac mini e o Mac Pro. Quase parecido com um cubo, a mais nova máquina da Apple vem para atender os consumidores mais exigentes que utilizam o computador para programação, renderização de vídeos e projetos 3D.
Existem duas versões do Mac Studio, sendo uma delas equipada com o mesmo chip M1 Max introduzido no ano passado com a última geração do MacBook Pro. Neste caso, são 10 núcleos de processamento e até 32 núcleos gráficos que garantem desempenho duas vezes mais rápido que um Mac Pro com Intel Xeon W de 16 núcleos.
Em sua versão mais cara, o Mac Studio vem com o chip M1 Ultra – que combina dois chips M1 Max em um só. Com isso, o computador passa a ter 20 núcleos de processamento e até 64 núcleos gráficos, atingindo desempenho até 4 vezes maior que um Mac Pro com Intel Xeon W de 16 núcleos, ainda vendido pela empresa.
É possível configurar o Mac Studio com até 128GB de memória RAM e 8TB de armazenamento em SSD com velocidades de até 7,4GB/s. Comparado a um iMac de 27 polegadas com processador Intel Core i9 de 10 núcleos, o Mac Studio é até 5 vezes mais potente que o computador tudo-em-um da Apple. A máquina é capaz de lidar com 18 vídeos em resolução 8K simultaneamente.
Por fora, o usuário encontra quatro conexões Thunderbolt 4, duas portas USB-C, duas portas USB convencionais, Ethernet de 10 Gigabit, HDMI e entrada para fones de ouvido.
Studio Display
Para acompanhar o novo Mac, a Apple anunciou também o Studio Display – uma versão mais acessível do caríssimo Pro Display XDR. Ao invés de um painel 6K de 32 polegadas, o Apple Studio Display chega com tela LCD de 27 polegadas e resolução 5K. São 218 pixels por polegada com 600 nits de intensidade de brilho, além ampla gama de cores (DCI-P3).
Em alguns aspectos, o Studio Display é melhor que o Pro Display XDR. O novo monitor conta com câmera de 12 megapixels embutida, compatível com o recurso Palco Central em videochamadas. O acessório também conta com três microfones e seis alto-falantes internos que oferecem som espacial em Dolby Atmos.
O usuário encontra ainda três portas USB-C na parte traseira do monitor, que é conectado ao Mac através de uma porta Thunderbolt que transmite vídeo e energia.
Enquanto o Pro Display XDR não vem com uma base na caixa, o Studio Display é oferecido em três opções diferentes. A versão de entrada oferece uma base com ajuste de inclinação, porém o cliente pode optar por uma base mais cara com ajuste de inclinação e altura. Há ainda um terceiro modelo do monitor com adaptador para montagem VESA.
Preços e disponibilidade
Ainda não há previsão de lançamento dos novos produtos no Brasil, mas a Apple já confirmou os preços deles por aqui. Em sua versão de entrada com chip M1 Max, 32GB de memória RAM e 512GB de SSD, o Mac Studio chegará ao Brasil por R$22.999.
Já o Apple Studio Display com sua base simples será vendido no Brasil por R$17.999. Embora os preços sejam altos, tanto o Mac Studio quanto o Studio Display custam bem menos que o Mac Pro e o Pro Display XDR.
Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.