A Apple apresentou hoje na WWDC 2017 a próxima grande atualização do sistema operacional dos Macs: o macOS High Sierra. Como o nome sugere, a nova versão tem como foco melhorar tecnologias e recursos que já estavam presentes na versão anterior, além de trazer pela primeira vez ao Mac compatibilidade com realidade virtual.
Durante toda a apresentação, foi reforçada a questão do desempenho no macOS High Sierra. Agora, com o Apple File System (APFS), tarefas como copiar arquivos ficam muito mais rápidas — sendo praticamente instantâneas. Além disso, o formato traz muito mais segurança para os arquivos pessoais, criptografando cada um deles.
Outra novidade do macOS High Sierra é o suporte ao codec de vídeo HEVC — também conhecido como H.265. Vídeos em HEVC conseguem atingir altas resoluções e boa qualidade mesmo com muita compressão, reduzindo consideravelmente o tamanho dos arquivos. Ainda sobre vídeos e gráficos, a Apple lançou a segunda geração da tecnologia Metal, que agora está ainda mais integrada ao sistema e aos aplicativos, permitindo que desenvolvedores a utilizem para funções como aprendizado de máquina e realidade virtual — deixando tudo ainda mais rápido e fluído.
Para os usuários profissionais, o macOS High Sierra permite pela primeira vez utilizar processadores gráficos (GPU) externos de forma nativa no sistema para melhorar o desempenho, por meio das conexões Thunderbolt 3. Tudo isso foi feito com a intenção de tornar o macOS um sistema compatível com as novas tecnologias de realidade virtual.
Os desenvolvedores agora podem criar conteúdos de realidade virtual para o Mac, como por exemplo jogos e vídeos em 3D. Várias empresas que já trabalham na área se juntaram à Apple para trazer a realidade virtual ao Mac, como é o caso da Steam — que irá lançar a SteamVR para o macOS, permitindo que os usuários se conectem ao HTC Vive. O Final Cut Pro X também será atualizado com suporte para vídeos em 360 graus, desde a importação, edição e exportação.
Apesar de não terem dado muito destaque, o macOS High Sierra também ganhou novidades na “superfície”. O aplicativo Fotos foi redesenhado, agora com mais inteligência artificial para a organização das imagens e novas opções de edição. O Safari e o Mail ficaram mais rápidos, a Siri aprendeu novos truques, o iCloud agora permite compartilhar arquivos do Drive com qualquer pessoa e o Spotlight exibe ainda mais informações.
O macOS High Sierra já está disponível para desenvolvedores em fase de testes. Os usuários do Apple Beta Software Program devem recebê-lo em julho. A versão final só deve ser lançada para o público no final do ano. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.