A Apple apresentou hoje na WWDC o watchOS 4, a próxima versão de seu sistema operacional para o Apple Watch. A atualização traz melhorias pontuais, como novos mostradores — incluindo um exclusivo para a Siri —, melhorias nos apps Atividade, Exercícios e Música, e a compatibilidade com diversos aparelhos de ginástica.
Uma das grandes novidades do sistema é o novo mostrador especial que conta com recursos da Siri. Ele exibe informações dinâmicas de acordo com a localização, horário, compromissos, etc. Ele também se adapta conforme o uso, e vai aprendendo os hábitos do usuário, se tornando cada vez mais proativa. Além disso, também foram anunciados novos mostradores gráficos, como o de caleidoscópio e o temático com os personagens de “Toy Story”.
O aplicativo Atividade foi completamente redesenhado. Agora ele conta com recursos de treinamento inteligente, que exibem notificações mais pessoais e fornecem motivações para que o usuário atinja sua meta de exercícios. Toda manhã o relógio notificará com sugestões do que pode ser feito para completar seu exercício ou ganhar uma Conquista. O usuário também receberá desafios mensais personalizados de acordo com seu ritmo.
Outro app remodelado é o Exercícios. Ele traz uma interface completamente nova, mais simples e intuitiva, além de aprimoramentos nos exercícios de natação — que observa quando a pessoa descansa na piscina, por exemplo — e de alta intensidade, como cardiovasculares. E mais, o Apple Watch agora passa a ser compatível com diversos aparelhos de ginástica, como esteiras, escadas, bicicletas ergonômicas, etc, podendo coletar os diversos dados de seus exercícios.
O aplicativo Música também não ficou de fora, e também recebeu boas melhorias. Entre elas está o recurso de sincronização automática de músicas frequentemente reproduzidas e uma nova interface, com visualização de capas em tela cheia e uma maior facilidade de navegar entre sua biblioteca.
Além de tudo isso, o sistema traz um novo Dock — com um visual semelhante ao do iOS 10 —, o novo aplicativo News (embora ainda indisponível no Brasil), e um modo lanterna, que faz com que a tela do relógio fique piscando durante um exercício à noite, e pagamentos de pessoa para pessoa via Apple Pay — disponível apenas nos Estados Unidos.
O watchOS já está disponível para desenvolvedores em fase de testes. Os usuários do Apple Beta Software Program devem recebê-lo em julho. A versão final só deve ser lançada para o público no final do ano. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.