Depois de muita especulação, a Apple decidiu se manifestar hoje (13) sobre a WWDC 2020. A conferência anual da empresa reúne desenvolvedores de todo o mundo na Califórnia, mas nesse ano a programação será diferente. A Apple confirmou que realizará o evento em junho, porém sem evento presencial. É a primeira vez que isso acontece em 31 anos de WWDC.
De acordo com a Apple, a WWDC 2020 terá um novo formato totalmente online com conteúdos para os consumidores, imprensa e, principalmente, desenvolvedores. Como de costume, os desenvolvedores vão receber as versões prévias do novo iOS, macOS, watchOS e tvOS para adaptarem seus aplicativos. Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, disse que a decisão foi tomada por conta da pandemia do coronavírus.
“A situação atual da saúde fez com que criássemos um novo formato para a WWDC 2020 que contará com a programação completa online, incluindo um evento especial e sessões para oferecer uma ótima experiência de aprendizado para toda a nossa comunidade ao redor do mundo.”
Ao menos por enquanto, a Apple ainda não divulgou mais detalhes sobre como será a WWDC online. O evento presencial costuma ter sessões para os desenvolvedores durante uma semana, além da apresentação especial de abertura em que os novos sistemas são anunciados. Nem mesmo uma data específica foi mencionada até agora. A conferência reune anualmente mais de 5 mil desenvolvedores, que podem trocar experiências com engenheiros e designers da Apple.
A empresa disse também que irá investir 1 milhão de dólares em negócios da cidade de San Jose, na Califórnia, que recebeu a WWDC nos últimos anos. Isso porque a WWDC é um evento importante para a economia local, que certamente será prejudicada com o evento online neste ano.
Mais informações estão disponíveis na nota oficial da Apple (em inglês).