Um dos maiores rumores dos últimos meses se tornou realidade na tarde desta segunda-feira, quando a Apple deu uma prévia de seu mais novo produto: o HomePod. O aparelho é um alto-falante inteligente, com suporte à Siri, focado na experiência de ouvir música em casa da melhor maneira possível, tudo isso num corpo de menos de 18 centímetros de altura.
Com um design herdado do Mac Pro, o HomePod vem com a proposta de ser o alto-falante perfeito para se ouvir músicas do Apple Music em sua casa. O aparelho possui uma configuração interessante: ele conta com sete tweeters inferiores (que distribuem o som num ângulo de 360º) e um subwoofer na parte central. A ideia do dispositivo é reproduzir músicas com altíssima qualidade e sem distorção. Além disso, ele dispõe de seis microfones multidirecionais, para que o usuário se comunique com a Siri.
Por dentro, ele conta com o processador A8, o mesmo que equipa os iPhones 6 e 6 Plus, responsável por todo o seu poder. Isso é para lidar com um dos maiores diferenciais do produto: o HomePod tem a capacidade de detectar a configuração do espaço em que está posicionado, e otimizar a reprodução para este ambiente, fazendo com que o usuário se sinta “como se estivesse em um show ao vivo”.
Segundo a Apple, a principal função da Siri no dispositivo é ser uma espécie de “musicologista”. Ao ativá-la a partir do comando “E aí, Siri”, a tela superior do alto-falante se acende com as cores da assistente. A partir disso, são aceitos diversos tipos de comandos, a maioria relacionados a música e ao Apple Music, mas também serão aceitos comandos relacionados a aparelhos compatíveis com o HomeKit, já que o dispositivo também será uma espécie de hub central de uma casa conectada.