Após se envolver em mais uma polêmica no final do ano passado ao dizer que era normal receber um iPad Pro entortado, a Apple adotou agora um tom mais moderado ao tratar do problema. De acordo com a empresa, os clientes que se sentirem prejudicados podem entrar em contato com o suporte técnico em busca de soluções.
Em um artigo oficial de suporte, a Apple ainda defende que o processo de fabricação do iPad Pro é diferenciado e que o controle de qualidade na linha de montagem é rigoroso. Confirmando algumas especulações anteriores, os problemas parecem estar concentrados em unidades da versão com conexão 4G.
Para evitar interferências do alumínio no sinal, esses modelos recebem uma faixa de plástico na estrutura por meio de um processo chamado “comoldagem”. A Apple afirma que de fato há uma margem de tolerância para imperfeições no metal, mas que não deve interferir no uso do produto.
O documento menciona que não são toleradas distorções acima de 400 micra, que é equivalente a menos do que quatro folhas de papel juntas. As variações normais esperadas na estrutura não devem perceptíveis para o usuário.
Embora não tenha dito o que aconteceu com as unidades que entortaram além dessa margem de tolerância ou o que será feito para evitar o problema a partir de agora, a Apple garante que fará o melhor para satisfazer os consumidores.
Quem comprar um novo iPad Pro e notar que o aparelho está torto logo ao ser retirado da caixa pode entrar em contato com a empresa para solicitar a troca da unidade defeituosa. Além disso, se o cliente estiver insatisfeito, tem até 14 dias para pedir reembolso total do valor — desde que tenha comprado o produto na própria loja ou site oficial da Apple.
A Apple reitera que o iPad Pro, assim como seus demais produtos, possui garantia de um ano que cobre danos envolvendo defeito nos materiais ou no processo de fabricação. Apesar disso, a empresa não prestará suporte para usuários que entortarem o iPad propositalmente ou acidentalmente — a troca é válida apenas para as unidades que já saíram da fábrica com o problema.
Se você comprou um iPad Pro de terceira geração e percebeu que o corpo do dispositivo está torto, entre em contato com o suporte da Apple.