GeralMac

Apple começa a retirar MacBook Pro sem tela Retina das lojas

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple anunciou em 2012 a nova geração do MacBook Pro com modelos mais finos e acompanhados de uma tela Retina pela primeira vez, porém ainda manteve um único modelo de 13 polegadas da geração anterior. Agora, quatro anos depois, a empresa está se preparando para descontinuar o modelo oficialmente e já começou a retirar o antigo MacBook Pro de 13 polegadas sem tela Retina das lojas.

MacBook Pro 13

Diversas fontes relataram que os computadores de 2012 foram retirados de várias Apple Stores ao redor do mundo. Ainda é possível comprar uma unidade nas lojas, porém o cliente precisa saber que o modelo existe e pedir para um atendente — já que não há mais qualquer menção ao produto. Ainda há alguns meses, na Apple Store Online, a Apple também deu um jeito de “esconder” o MacBook Pro antigo movendo o notebook para o final da lista de produtos.

Afinal, por que a Apple ainda mantém um MacBook Pro de 2012 até hoje? Basicamente, ainda há pessoas que preferem este modelo, já que ele é o último que conta com um leitor de CD e DVD e permite trocar facilmente os componentes internos como o HD, memória RAM e bateria. Há também uma diferença considerável no preço. Enquanto o modelo de 2012 pode ser encontrado por cerca de 5 mil reais em promoções, os mais recentes são vendidos por preços tabelados a partir de 11 mil reais.

Para o final deste ano, a Apple deve anunciar novos modelos do MacBook Pro totalmente redesenhados com conexões USB-C e novas teclas de função em um painel OLED sensível ao toque. Com isso, é bem provável que o clássico MacBook Pro sem tela Retina desapareça de vez das lojas.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.