A Apple anunciou em 2012 a nova geração do MacBook Pro com modelos mais finos e acompanhados de uma tela Retina pela primeira vez, porém ainda manteve um único modelo de 13 polegadas da geração anterior. Agora, quatro anos depois, a empresa está se preparando para descontinuar o modelo oficialmente e já começou a retirar o antigo MacBook Pro de 13 polegadas sem tela Retina das lojas.
Diversas fontes relataram que os computadores de 2012 foram retirados de várias Apple Stores ao redor do mundo. Ainda é possível comprar uma unidade nas lojas, porém o cliente precisa saber que o modelo existe e pedir para um atendente — já que não há mais qualquer menção ao produto. Ainda há alguns meses, na Apple Store Online, a Apple também deu um jeito de “esconder” o MacBook Pro antigo movendo o notebook para o final da lista de produtos.
Afinal, por que a Apple ainda mantém um MacBook Pro de 2012 até hoje? Basicamente, ainda há pessoas que preferem este modelo, já que ele é o último que conta com um leitor de CD e DVD e permite trocar facilmente os componentes internos como o HD, memória RAM e bateria. Há também uma diferença considerável no preço. Enquanto o modelo de 2012 pode ser encontrado por cerca de 5 mil reais em promoções, os mais recentes são vendidos por preços tabelados a partir de 11 mil reais.
Para o final deste ano, a Apple deve anunciar novos modelos do MacBook Pro totalmente redesenhados com conexões USB-C e novas teclas de função em um painel OLED sensível ao toque. Com isso, é bem provável que o clássico MacBook Pro sem tela Retina desapareça de vez das lojas.