A Apple adquiriu a startup Akonia Holographics, especializada em desenvolver lentes especiais para óculos de realidade aumentada. O fato foi confirmado ontem (29) por meio da agência de notícias Reuters e, como de costume, sem muitos detalhes sobre os planos para o futuro.
Conceito de óculos da Apple. Imagem: iDropNews
A empresa, como sempre, se reservou a dizer apenas que “A Apple adquire empresas menores de tempos em tempos e geralmente não discutimos quais são os nossos objetivos ou planos.”. A Akonia não é tão popular, porém a startup se destaca por investir em tecnologias holográficas desde 2012. Recentemente, seus cientistas começaram a trabalhar em telas especiais para óculos.
Atualmente, a Akonia possui mais de 200 patentes relacionadas com recursos holográficos e realidade aumentada. Entre os projetos, surgiram lentes digitais que são finas, transparentes e que exibem ampla gama de cores com fidelidade e amplo campo de visão. Não há informações sobre quanto a Apple pagou pela aquisição.
Embora não tenham divulgado mais informações, os rumores sobre a Apple estar desenvolvendo seus próprios óculos inteligentes já circulam na mídia há um bom tempo. Desde o ano passado, os investimentos em realidade aumentada se intensificaram — principalmente com o anúncio do ARKit com o iOS 11. Com a realidade aumentada, é possível misturar a visão do mundo real com objetos virtuais, algo que é cada vez mais utilizado em jogos e outros aplicativos.
Jogo utiliza peças reais de LEGO para criar um ambiente virtual no iOS. Imagem: Apple
Por enquanto, essa interação entre as realidades acontece por meio da tela, câmera e outros sensores presentes no iPhone e no iPad. Mas, com isso, tudo indica que em breve será possível contar com essa tecnologia também no próprio rosto. Os analistas da área acreditam que os óculos da Apple serão lançados em 2020.