Foi em abril do ano passado que a Apple convidou alguns jornalistas para anunciar publicamente que estaria retomando o desenvolvimento da sua linha profissional de computadores, uma atitute um tanto incomum para a empresa que foi tomada após vários usuários reclamarem sobre o descaso com os Macs. Hoje, por meio do TechCrunch, a Apple confirmou que está trabalhando em um novo Mac Pro, mas que a máquina só deve ser lançada em 2019.
Matthew Panzarino se encontrou novamente com alguns engenheiros da Apple, que destacaram mais uma vez o comprometimento da equipe com seus usuários profissionais. Tom Boger, diretor de marketing de produtos da linha Mac, disse que a tão aguardada nova geração do Mac Pro não deve aparecer antes do próximo ano.
“Nós queremos ser transparentes e vamos nos comunicar abertamente com a comunidade profissional, portanto queremos que eles saibam que o novo Mac Pro é um produto de 2019. Não é algo que está nos planos para este ano.” disse Boger. “Sabemos que vários consumidores hoje estão tendo que se decidir sobre comprar o iMac Pro ou esperar o novo Mac Pro.” completou.
Os engenheiros reforçam que o iMac Pro foi criado para atender parte dos usuários do Mac Pro, e que instituições ou profissionais que precisam renovar seus computadores com urgência não devem esperar pelo novo Mac Pro, já que o lançamento pode acontecer somente no final de 2019. Para os que decidiram aguardar, o vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, garante que a máquina será completamente recriada.
“Nós reconhecemos que eles [os usuários profissionais] querem ouvir mais de nós. E nós queremos nos comunicar melhor com eles. Queremos que eles entendam a importância que eles têm para nós, queremos que eles compreendam que estamos investindo em novos Macs — não apenas no MacBook Pro e iMac, mas também no Mac Pro.”
Também reforçando uma promessa antiga, Schiller mencionou que a Apple continua trabalhando em um novo monitor profissional — após terem descontinuado o Thunderbolt Cinema Display.
“Também queremos que saibam que estamos trabalhando em um novo monitor para este Mac Pro modular.”
Internamente, a Apple criou uma equipe conhecida como “Pro Workflow Team“, que ficará responsável pelo desenvolvimento de ferramentas para profissionais na empresa, como é o caso do Mac Pro ou até mesmo de programas como o Final Cut Pro X. A equipe garante que está tentando entender todas as necessidades desse nicho de consumidores para criar computadores e programas melhores, o que é um grande desafio para eles.
“Estamos nos concentrando em efeitos visuais, edição de vídeo, animações 3D e produção musical”, diz John Ternus, o vice-presidente de hardware da Apple. “Trouxemos talentos incríveis para o nosso time. E agora eles estão sentados e construindo ferramentas profissionais, procurando quais são as falhas, se perguntando como podemos melhorar as coisas?”.
Embora já tenha confirmado que o novo Mac Pro virá em 2019, a Apple disse que não vai revelar mais detalhes sobre a nova geração do computador tão cedo — e ninguém deve esperar nada na WWDC deste ano. Veremos o que o futuro tem reservado para o futuro do Mac.