Ao mesmo tempo em que a Apple nos surpreende positivamente com algumas coisas, em outros casos nos faz questionarmos se há algum sentido naquilo que fazem. 2018 foi cheio de polêmicas para a empresa, e mesmo na reta final do ano os problemas não param de aparecer. Após muita discussão na internet, a empresa afirmou agora que é normal receber uma unidade entortada do iPad Pro.
O comentário totalmente controverso foi feito por meio de um porta-voz da Apple ao site The Verge. O assunto repercutiu logo quando a nova geração do iPad Pro chegou às lojas, há mais ou menos um mês. Vários testes práticos mostraram que a estrutura do novo iPad é tão frágil que o tablet pode ser entortado com facilidade.
Como se não bastasse, usuários ao redor do mundo compartilharam relatos de que o iPad Pro já estava entortado dentro da caixa por algum motivo desconhecido. Em um tópico no fórum de discussão do site MacRumors, vários consumidores reclamaram do problema e compartilharam fotos do iPad com a estrutura comprometida.
“Tive esse problema com meu novo iPad Pro 12.9 entortado bem ao meio. Eu vi muitos tópicos com pessoas relatando que também tiveram esse problema e outros não. Tento entender o que aconteceu com o meu, não fiz força nele e o tratei como qualquer aparelho caro deve ser tratado.”
Comentário publicado no fórum do MacRumors
Agora, a Apple decidiu se manifestar sobre o assunto — mas não em favor aos seus clientes. Ao que parece, a estrutura do iPad Pro entorta durante o processo de resfriamento do alumínio ainda dentro da fábrica. A empresa acredita que isso é normal e que não prejudica o uso do iPad, por isso não pretende anunciar qualquer tipo de recall, já que não enxergam isso como um defeito.
O porta-voz da Apple lembra também que os clientes insatisfeitos possuem até 14 dias para devolver os produtos comprados diretamente na loja da Apple e assim receber o reembolso total do valor ou a troca por outra unidade.
Na opinião deste que vos escreve, a atitude da Apple é, no mínimo, ridícula. Este é o iPad mais caro já lançado pela empresa, com preços a partir de R$6.799 no Brasil — e que chega até R$15.599 em um modelo específico. É inaceitável para uma empresa que diz prezar tanto pela qualidade de seus produtos afirmar que é normal um tablet de 7 mil reais (ou mil dólares lá fora) entortar durante a fabricação.
Essa, inclusive, não é a primeira vez que a Apple teve problemas com aparelhos que entortam. Em 2014, vários usuários do iPhone 6 e 6 Plus perceberam que seus smartphones ficaram curvados após o uso em certas condições como em bolsos apertados. Tempos depois, descobriu-se que a empresa sabia que o iPhone 6 era mais frágil do que o antigo iPhone 5s. A correção para este problema só aconteceu no lançamento seguinte, com o alumínio mais forte utilizado no iPhone 6s.
Esperamos que, com a repercussão negativa deste comentário, a Apple repense seu comentário e se esforce para corrigir o problema. Se o seu iPad Pro está torto, não hesite em procurar a Apple ou até mesmo órgãos de defesa do consumidor para solicitar a troca ou devolução.