iOS

Apple deixa de assinar versões do iOS 12.3

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Pouco mais de uma semana após liberar o iOS 12.4 para todos os usuários, a Apple deixou de assinar hoje (31) as versões do iOS 12.3 — que inclui o iOS 12.3.1 e iOS 12.3.2. Isso significa que, a partir de agora, os usuários não podem mais restaurar um iPhone, iPod touch ou iPad com essas versões do sistema operacional.

Sempre que uma nova versão do iOS é lançada, a Apple cancela a assinatura das anteriores para impedir que usuários façam a prática do “downgrade” — que é instalar uma versão anterior do sistema. Embora tenha quem queira voltar para instalar modificações no dispositivo com ferramentas de jailbreak, alguns usuários acabam retornando ao encontrar algum problema sério após a atualização. Por isso mesmo a Apple espera alguns dias para encerrar o suporte da versão anterior.

Ao mesmo tempo, as atualizações do iOS também costumam corrigir vulnerabilidades de seguranças que ainda podem ser exploradas nas versões anteriores. Por isso é sempre importante manter o dispositivo com a versão mais recente do sistema operacional. O iOS 12.3 foi liberado em maio com o novo aplicativo TV. Já o iOS 12.3.1 corrigiu problemas relacionados ao iMessage e o iOS 12.3.2 arrumou um erro no Modo Retrato do iPhone 8 Plus.

Se o seu dispositivo ainda estiver em uma dessas versões citadas e por algum motivo apresentar problemas, ele só poderá ser restaurado para o iOS 12.4 em diante.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.