Tomas Jackson, leitor do site MacRumors, descobriu algo curioso ao comprar recentemente um filme na iTunes Store: um indicativo de que a resolução do vídeo é em 4K com tecnologia HDR — formato nunca utilizado pela Apple até então.
Ao abrir o histórico de compras no iTunes, Jackson notou que o filme “Passageiros” estava classificado como 4K e HDR. Apesar disso, ao baixar o filme, ele continuava disponível apenas nas atuais resoluções HD 720p e Full HD 1080p. Após o relato, outras pessoas também conseguiram encontrar filmes em “4K” na loja virtual da Apple, e na mesma situação: indisponíveis para serem baixados nessa resolução.
Há muito tempo os consumidores se perguntam quando a Apple vai disponibilizar conteúdos em 4K, e apesar de nunca terem se manifestado, é de se imaginar que ainda não fizeram isso porque os aparelhos não estavam prontos para isso. Hoje, com telas Retina, 4K e até 5K em alguns Macs, faz sentido que os filmes estejam disponíveis em “ultra definição”.
O problema principal, talvez, esteja justamente no dispositivo mais importante para esse tipo de conteúdo: a Apple TV — nenhum modelo da central multimídia da Apple lançado até hoje é compatível com a resolução 4K nativa. Porém, a própria Bloomberg já disse no início do ano que a empresa está trabalhando em uma nova versão compatível com Ultra HD, com lançamento previsto para o final de 2017.
Se a Apple está realmente se preparando para lançar filmes em 4K na iTunes Store, é quase certo que uma Apple TV com suporte a essa resolução também esteja a caminho. Na verdade, a pergunta agora não é “se?”, mas “quando?”.