Ainda em 2017, a Apple apresentou o iMac Pro — uma nova linha originada do tradicional iMac voltada para o público profissional. O computador, que chegou ao Brasil por quase R$40.000 em sua versão de entrada, está agora sendo descontinuado pela empresa. A informação foi confirmada pela loja online da própria Apple na manhã de hoje (6).
Ao abrir a página de compra do iMac Pro no site oficial da Apple, a empresa agora avisa que o computador está disponível “enquanto durarem os estoques”. O único modelo que continua à venda na loja é a versão de entrada com processador Intel Xeon W de 10 núcleos, 32GB de memória RAM, SSD de 1TB e gráficos Radeon Pro Vega 56 de 8GB. No Brasil, este modelo custa R$67.099.
Esteticamente, a única diferença do iMac Pro para seus irmãos mais acessíveis fica por conta da cor cinza espacial ao invés de prata. No demais, o computador tudo-em-um contava com a mesma tela Retina 5K do iMac de 27 polegadas. O principal destaque do iMac Pro fica por conta das especificações internas.
Todos os modelos lançados contavam com processadores Intel Xeon de até 18 núcleos, gráficos avançados Vega da AMD, SSD super rápidos com velocidades de até 3GB/s e opções com até 256GB de memória RAM. Além disso, a máquina oferece porta Ethernet de 10Gb, câmera frontal de resolução 1080p e alto-falantes aprimorados.
Na época, o iMac Pro foi lançado como uma alternativa ao Mac Pro — que ficou mais de seis anos sem qualquer atualização de hardware. Embora a Apple não comente o assunto, o fim do iMac Pro pode estar relacionado com a transição para o Apple Silicon. Segundo rumores, a empresa lançará neste ano novos iMacs redesenhados com seu próprio processador, assim como já fez com os MacBooks e Mac mini no ano passado.