O Apple Pay foi anunciado em setembro de 2014 com o lançamento do iPhone 6 e, desde então, tem sido expandido com mais bancos e lojas compatíveis. De acordo com o Re/code, que tem ótimas fontes internas na Apple, o próximo passo da empresa é levar o Apple Pay para a internet, permitindo pagamentos pelo serviço diretamente de sites.
As informações são de que a Apple está entrando em contato com suas principais lojas parceiras para avisar sobre o novo projeto do Apple Pay nos sites, em que os clientes poderão finalizar as compras online com apenas um toque no Touch ID, assim como dentro dos aplicativos, sem ter que digitar o número do cartão, endereço e outros dados pessoais.
O recurso seria liberado em uma versão futura do Safari para todos os iPhones e iPads que já possuem o Apple Pay. Fontes afirmam que a Apple também estaria considerando liberar o sistema de pagamentos em sites para o Safari do Mac, porém ainda há considerações a serem feitas, já que nenhum Mac possui Touch ID atualmente.
O anúncio oficial do Apple Pay para sites deve ser feito em junho, na WWDC 2016, com a apresentação do iOS 10 para os desenvolvedores, sendo liberado para todos os usuários apenas no final do ano, porém os planos podem mudar de última hora. A decisão da Apple, caso realmente aconteça, tornará o Apple Pay um concorrente direto ao PayPal — que atualmente é um dos maiores sistemas de pagamentos online e já possui recurso similar.
A Apple, como já esperado, se negou a comentar sobre o assunto.